O representante da empresa autorizada pela Celesc para fazer poda ou corte de árvores sobre a rede de energia em Nova Trento, Valter Santana, e as autoridades municipais, definiram nove locais para execução do serviço, o que deve acontecer nos próximos dias. A vegetação envolvida é toda exótica e seu porte atual tem potencial de perigo, uma vez que seus galhos tendem a cair sobre redes de energia e, consequentemente, gerar falta de abastecimento.
Os locais são os seguintes:
Rua Floriano Peixoto, ao lado do ponto de táxi; rua Nereu Ramos, ao lado da Prefeitura, em frente ao hospital; praça Getúlio Vargas; rua Carlos João Ruberti, bairro Trinta Réis; rua Brusque, no parquinho do bairro Cascata; Estrada Geral de Ponta Fina Sul, nas proximidades da ponte José Tridapalli; rua João Bayer Sobrinho, nas proximidades do cruzamento com José Valentim Borgonovo; rua Brusque, junto à entrada para Vígolo, e SC- 410, após a entrada para Ponta Fina Sul.
Como o serviço envolve árvores de espécies exóticas, ele tem respaldo na lei municipal 2.487/2013, que dispõe sobre as normas referentes ao plantio de espécies com tal característica ou outras que podem comprometer redes de energia ou a segurança de pessoas ou patrimônios. Em tais casos fica autorizado o corte a uma distância de três metros do eixo.
Os locais identificados poderão sofrer suspensão temporária do fornecimento de energia, tanto no ponto como nas proximidades, dependendo da gravidade. A data será agendada e informada à população.
A Celesc disponibiliza o telefone 0800 48 0196 para solicitação de poda ou corte de árvores que podem gerar acidentes na rede de energia.