Neste ano, o desfile cívico de 7 de setembro, alusivo à Independência, causou certo desencanto nos neotrentinos e esta percepção foi captada pelas autoridades municipais, principalmente às ligadas à Secretaria da Educação, que já reagiram e decidiram que a parada do próximo ano passará por muitas transformações de forma a se resgatar, em toda sua plenitude, o sentimento cívico local em relação à sua pátria.

A primeira providência, a ser definida nos próximos dias, é escolher um servidor municipal que, sem prejuízo de suas atividades normais, seja destacado para cuidar do desfile e de todas as suas providências.

Paralelamente, o  secretário Luiz Carlos Orsi deve designar um grupo que a partir de fevereiro de 2019 manterá contato com representantes das Forças Armadas em Santa Catarina de forma que a parada cívica de 2019 tenha pelotões, equipamentos ou veículos da Marinha, Aeronáutica ou Exército.

Também já está certo que o desfile será ampliado, com a participação, também, dos estudantes da educação infantil neotrentina, crianças que estão na faixa de 3 a 4 anos.

“É necessário incutir o civismo nestas crianças desde cedo”, defende Orsi.

Fanfarra Municipal de Nova Trento deverá ser reativada para o próximo ano. Foto: Vanessa Ruberti

Uma outra providência imediata, que será discutida com o prefeito Gian Voltolini nos próximos dias, é resgatar a fanfarra municipal, que fez muita falta no desfile da Independência deste ano.

Uma das reivindicações a ser levada ao Executivo é que se contrate ou se coloque à disposição um responsável para reativar o grupo e recuperar os instrumentos, mas dentro de uma proposta para que ele seja totalmente reestruturado, incluindo um repertório e mais ampliado.

1 COMENTÁRIO

  1. O Conceito de CIVISMO nos leva a várias interpretações e, entre elas, ao sentimento de “Amor à Pátria”. O significado que eu mais gosto é: “A Devoção pelo Interesse Público”, ou seja, o respeito pelo próximo, respeito às Leis, aos Valores, às Instituições, etc. Não podemos confundir Civismo com Nacionalismo, o qual apresenta uma definição política ( preservação da Nação). É uma Ideologia, que exalta o Estado Nacional.
    Então! Quando admiramos grupos em marcha, como batalhões, pelotões, acompanhados às vezes de canhões, metralhadoras, fuzis, mísseis, carros blindados, etc., estamos falando em Civismo? Tenho minhas dúvidas. Pessoalmente, faço restrições a esses movimentos saudosistas que insinuam buscar num passado beligerante, a valorização de condutas pedagógicas. Existem ações bem mais propícias para a formação de uma sociedade culta, respeitosa, responsável e ética em todos os níveis, do que proporcionar às nossas crianças e jovens estudantes espetáculos, às vezes deprimentes, que os expõem de forma ridícula perante apreciadores (espectadores), ávidos por cenários desconectados com a realidade social e política em que vivemos.
    Fazer um desfile, marcha (no sentido de caminhada), manifesto, etc., com um propósito definido e bem alicerçado pedagogicamente, pode ser muito importante para vencermos degraus na escalada cívica e, com certeza é esta a proposta das nossas Escolas. Mas, fiquemos por aqui. Educar (ensinar) é algo bem mais substancial do que um movimento cadenciado de pernas e braços. Obrigado!

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome