Desinteresse público

Apesar do alto interesse público, a comunicação da Assembleia Legislativa escondeu a divulgação da aprovação de projeto de lei, terça-feira, muito na surdina, como convém nestes casos, aumentando para R$ 29,4 mil mensais os salários dos 40 deputados a partir de fevereiro do próximo ano, 75% do que ganham os deputados federais, cuja nova lei prevendo isso ainda não foi aprovada.

Foto: Divulgação


 

Conta bilionária

Causa arrepios no grupo de transição do governo eleito de SC os levantamentos, atualizados praticamente todo dia, do quanto Carlos Moisés herdará de déficit nas contas do Estado. O balanço fechará no final do mês e deve passar de astronômicos R$ 2,7 bilhões.

Despedida

Com lágrimas e inusitados pedidos de perdão, está sendo teatral a  despedida de parlamentares no Congresso Nacional, boa parte reprovados nas urnas neste ano. A maioria dizendo que cumpriu sua missão. Até onde este espaço acompanhou, nenhum catarinense prestou-se a tal pantomima diante das câmeras. É mais honesto.

Medo de Floripa

Sim, tem gente que tem medo de viajar para Florianópolis. Ambulâncias de municípios da própria região metropolitana, que levam pacientes ou doentes para clinicas e hospitais, partem de madrugada de suas cidades, para evitar as quilométricas filas na Via Expressa a partir das 6 horas da manhã. Dependendo da hora, temem até a morte de pacientes dentro dos veículos parados. Seria um escândalo. Mas é sempre bom dizer que naquele caos que se vê, diariamente, há uma significativa parcela de omissão de todos os recentes governadores, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores.

Entradas e saídas

Se há projetos em vias de aprovação, no Legislativo estadual, visando manter incentivos fiscais (renúncias de impostos que somam cerca de R$ 6 bilhões), há também benevolências. Um deles propõe que veículos movidos a motores elétricos sejam isentos, pelos cinco primeiros anos, da cobrança de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Justo.

Lá e cá

O Senado aprovou a ampliação da pena para o crime de maus-tratos a animais, hoje de 3 meses a um ano de detenção, além de multa, para  1 a 4 anos de detenção, mais multa. Se é para valer, ótimo. Mas perguntar não ofende: alguém conhece condenação a qualquer praticante das infames farras do boi em SC? Ou que suas vítimas foram indenizadas?

Classificação indicativa

A área cultural catarinense, a mais diretamente interessada, não foi ouvida para opinar sobre projeto de lei que deve ser aprovado na Assembleia Legislativa, que introduz a classificação de idade indicativa em exposições, mostras, exibições de arte e eventos culturais no Estado. Se até hoje isso não foi problema, para que uma lei? Estabelecer censura?

Internacionalização

A badalada e mundialmente famosa ensaísta, crítica de arte e crítica social americana Camille Paglia está internacionalizando o nome do Ministério Público de SC. É dela o prefácio do livro “Histórias de vida: mulheres do Direito, mulheres no Ministério Público”, publicado pelo memorial da entidade e agora transformado em ensaio do seu novo livro,  “Provocations”, lançado em outubro pela editora Pantheon, de Nova York, com conteúdo de variados temas, como cultura popular, filmes, feminismo, literatura, arte, educação, política e religião.

Ver para crer (1)

Um conhecido empreiteiro, já aposentado,  apontou para a coluna várias obras de asfaltamento – entre elas a Avenida Beira Mar Norte, em Florianópolis – feito na administração do governador Konder Reis, que se preservam quase em sua integridade, porque “há asfalto”. A observação vem à tona diante de informação de que o Tribunal de Contas de SC pretende colocar em operação no primeiro semestre de 2019 um laboratório para análise de obras rodoviárias. Um furgão equipado fará a coleta de amostras, verificando a espessura do asfalto, qualidade do material, solo adequado, etc.) que serão levadas para análise. Terá surpresas espantosas.

Ver para crer (2)

A propósito, a Construtora Oliveira teve R$ 1 milhão de bloqueio judicial em suas por  obra de rodovia estadual em Porto União que está se deteriorando devido à má qualidade do serviço. Conforme perícia, a camada de revestimento tinha 2,5 cm, enquanto o projeto exigia o mínimo normal, 5 cm.

 

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