Despedida

Ontem, o MSC Preziosa, o maior navio de cruzeiro do mundo, fez sua última partida em um minicruzeiro saindo de Santos em direção à Balneário Camboriú e Porto Belo, antes de seguir, dia 8, em uma Grand Voyage de 24 noites, para a Alemanha. Ao grande transatlântico coube encerrar por SC uma temporada caracterizada por muitos desafios, aqui e no mundo.

Disputa pelo Senado

Aquele passarinho veio dizer que Bolsonaro não hesitaria um segundo em dizer sim ao deputado federal Daniel Freitas (PL-SC) para ocupar o lugar que seria do empresário Luciano Hang como candidato preferencial dele ao Senado por SC. Mas antes teria que ter uma conversa com o agora ex-secretário Nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, cuja família, de origem carioca, está radicado em Itajaí há muitos anos.

Novo prefeito

Desde ontem Florianópolis tem um novo prefeito, com a renúncia de Gean Loureiro (União Brasil), pré-candidato a governador. Assumiu o boa gente Topázio Neto (Sem Partido), que era vice-prefeito, manezinho, administrador e empreendedor. Em sua última postagem em rede social, onde tem 1.182 seguidores, escreveu que “a melhor ideia não é a minha nem a sua, mas aquela que construiremos juntos”.

Uso de aviões

O juiz Laudenir Fernando Petroncini, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital, indeferiu pedido de liminar em ação proposta pelo deputado Kennedy Nunes que buscava proibir o governador Carlos Moisés de usar as aeronaves para compromissos privados ou de cunho político no estado e fora dele. O magistrado registrou: “Não há sentido na separação das equipes e dos bens que devem garantir a segurança do Chefe do Executivo, cumprindo ou não compromissos de governo. Afinal, ainda que em momentos de lazer ou folga, o chefe do Poder Executivo conserva esta condição durante todo o mandato, e não apenas nos momentos em que cumpre agenda oficial”.

Entre mortos e…

À meia noite passada fechou a janela partidária, tempo em que deputados podiam trocar de partido para concorrer na eleição sem perder o mandato. E hoje é o último dia para políticos que pretendem se candidatar deixarem os cargos públicos que ocupam. Também é a data limite para os candidatos estarem com a filiação partidária deferida. Em se tratando de políticos, todos se salvarão.

Trotes

Causa revolta saber que nos primeiros três meses de 2022, entre os dias 1º de janeiro e 29 de março, foram registrados 4.051 trotes de 161.876 chamadas registradas pelo telefone 193, do Corpo de Bombeiros de SC. As regiões que mais tiveram ligações falsas foram as de Criciúma, Curitibanos, Blumenau, Itajaí e Chapecó, geralmente feitas por crianças e adolescentes ou por adultos. Mas quem conhece alguém condenado por isso? É um crime, de acordo com o artigo 266 do Código Penal Brasileiro, com possibilidade de um a seis meses de detenção.

O campeão

Inacreditável. Enquanto prefeito de Major Vieira, Orildo Antonio Severgnini cometeu crimes de peculato por 134 vezes e de lavagem de dinheiro por 22,  além de fraude a licitação. Anteontem recebeu a pena recordista de mais de 100 anos de prisão, dos quais 98 em regime inicial fechado. Seu DNA de malfeitos foi transmitido ao filho, na mesma sentença condenado a mais de 30 anos de prisão pela participação em parte dos crimes. Além disso os dois terão que pagar indenização de R$ 5,7 milhões a título de danos morais coletivos em favor do município.

Made in SC

Começa hoje na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, a Rio Boat Show, mega mostra de barcos de luxo, boa parte delas fabricados em SC. Entre os destaques  deste ano está a exposição da luxuosa Azimut Grande 27 Metri, mesmo modelo adquirido pelo craque Cristiano Ronaldo,  que tem parque fabril em SC. O modelo impressiona pelo tamanho e valor, já que custa mais de R$ 50 milhões e tem 350m², uma verdadeira mansão sobre as águas.

Lei inconstitucional

O Plenário do Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional lei de SC, de 2015, que obrigava os noticiários de TV e os jornais do Estado a divulgar, diariamente, fotos de crianças desaparecidas. O entendimento foi de que tais iniciativas são de competência da União, sem contar que a lei estabeleceu interferência indevida na liberdade de agentes econômicos privados.

 

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome