A tarde de terça-feira, 21 de agosto, foi marcada por muita emoção e trabalho em equipe no Hospital Imaculada Conceição de Nova Trento, com a realização do parto de um bebê de 31 semanas, que envolveu 10 profissionais.

De acordo com a gerente de enfermagem do hospital, Riciela Kolv, a gestante de 17 anos deu entrada na emergência por volta das 13h, já em trabalho de parto. Na sequência o médico plantonista avaliou o estado clínico da mãe e acionou obstetra que estava no hospital.

Em conjunto, eles mobilizaram a equipe do Samu de Nova Trento e do Samu Florianópolis (Suporte Avançado de Vida com UTI Móvel) e entraram em contato com o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis para garantir uma vaga para o bebê após o nascimento.

Bebê foi encaminhado ao Hospital Infantil Joana de Gusmão. Foto: Divulgação

Após esta etapa, o obstetra medicou a gestante e aguardou a chegada do Samu Avançado para iniciar o parto. Com todos os profissionais acionados, o bebê nasceu por meio de parto normal com 1,900 kg. É um menino. Após o nascimento, a avó da criança acompanhou a equipe do Samu Avançado até o Hospital Infantil, enquanto a mãe ficou em Nova Trento em observação até receber alta nesta manhã de quarta-feira, às 10h.


“Após a liberação, os pais receberam todas as orientações necessárias da equipe e seguiram para Florianópolis para acompanhar o bebê”, informa Riciela.

O secretário municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, Maxiliano de Oliveira, ressalta que casos como este são extramente delicados e para que haja sucesso no atendimento é necessário uma equipe de profissionais capacitados, além de articulação para acionar o Samu Avançado no momento exato e obter uma vaga para o bebê em um hospital que possua UTI neonatal. “Parabenizamos a todos os envolvidos neste atendimento que salvou a vida do bebê e sua mãe”, conclui.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome