Foto: Neotur

Tem início no próximo dia 3, seguindo até o dia 24, um atrativo diferenciado na programação natalina de Nova Trento neste ano: 18 residências abrirão suas portas para que os visitantes conheçam seus presépios. Às terças, quintas e sábados, das 19 às 22 horas, poderão ser vistos presépios montados e decorados por moradores da Rua João Bayer Sobrinho e suas transversais, no Centro.

O secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Bonecher, explica que a ideia de envolver a comunidade neste projeto partiu da importância de valorizar a tradição que existe e é cultivada há anos pelos antepassados, passando dos pais para os filhos.

Tradição religiosa – A tradição de se montar um presépio teve início com São Francisco de Assis, no ano de 1223. Foi nessa época que em Greccio (cidade perto de Roma), São Francisco queria mostrar aos camponeses como tinha sido a noite do nascimento de Jesus.

Ele queria que as pessoas compreendessem melhor o mistério do nascimento de um menino que também era divino. Na véspera do Natal daquele ano ele reuniu as pessoas da vila e montou um presépio vivo, sem estátuas. Nos anos que se sucederam seus seguidores começaram a reproduzir a cena do nascimento com pequenas esculturas de madeira, barro e adereços que foram sendo acrescidos até chegar ao formato que hoje conhecemos.

A tradição se espalhou por diversos países católicos da Europa. Os imigrantes do Tirol, hoje Trentino, trouxeram essa tradição religiosa para Nova Trento em 1875.  Na época do advento se tornou um ritual, que envolvia toda família que reservava um local da casa para a confecção do presépio usando musgos, areia, barba de velho, pedrinhas, bromélias, casquinhas de cigarra, velas coloridas, estatuetas e tudo o que pudesse reproduzir o cenário do nascimento descrito nos evangelhos. As famílias rezavam ao seu redor e as visitas aos presépios dos vizinhos estreitavam os laços de fé e amizade.

Grupos de cantores visitavam os presépios com serenatas natalinas, entoando cantos que remontam ao século 17, em dialeto tirolês ou trentino. Os “stellari”, ou cantores da estrela, eram grupos que passavam de casa em casa com os três reis magos seguindo uma estrela confeccionada de materiais coloridos no alto de uma haste. Cantavam e depois, antes de seguir em frente, eram recebidos para saborear um vinho ou alguma guloseima natalina.

Atualmente esta tradição em Nova Trento é mantida pelo grupo de música tradicional I Pargoleti desde o ano de 2007. As serenatas iniciam com as comemorações de Santa Lucia/Luzia no dia 13 de dezembro e se prolongam até o Natal.

São Valentim – Depois de dois anos de interrupção, devido à pandemia, a comunidade de São Valentim volta a promover neste ano, no próximo dia 4,  seu tradicional evento Natal das Crianças. Será no Campo do Juca Abelino. Duas secretarias municipais – de Assistência Social e de Cultura e Turismo – apoiam o evento, promovido e coordenado por um grupo de voluntários da comunidade.

O parque será aberto às 13 horas e até 17 horas, além do sorteio de brindes e distribuição de guloseimas, tanto as crianças como suas famílias, que tem entrada franca, assistirão shows do palhaço Tijuquinha e do grupo de terno de Reis com a Família Dias. Um dos grandes momentos é a chegada de Papai Noel, às 16h30. O último atrativo do evento é a apresentação do grupo de boi de mamão Raiz da Terra, de Itapema.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome