O projeto Gestores Escolares em Movimento, do Arranjo de Desenvolvimento da Educação da Grande Florianópolis (ADE Granfpolis) retomou as atividades com os diretores das escolas e profissionais da educação dos 22 municípios da região. Em quatro encontros virtuais, realizados em dois dias, os educadores debateram  o processo de acolhimento no retorno às atividades escolares presenciais. Cerca de 390 profissionais, inclusive de Nova Trento, participaram dos encontros, que contaram ainda com a participação de psicólogas.

Quando e como será o retorno às atividades nas escolas são questionamentos feitos por profissionais da educação, pais e estudantes.

Essa foi uma das preocupações apontadas pelos gestores escolares em recente pesquisa realizada pelo ADE Granfpolis. O assunto também é destaque em parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Com base nestes apontamentos foi definido o tema acolhimento dos colegas de trabalho, das crianças e suas famílias como fator importante para o sucesso deste retorno. “O acolhimento será fundamental e terá que ser um processo de cuidado e responsabilidade. Por isso, trouxemos esse assunto para a discussão. Queremos entender um pouco mais o que os diretores estão sentindo, como estão vivenciando toda essa situação e o que esperam das pessoas no retorno ao convívio escolar”, destaca a consultora técnica do Instituto Positivo e do ADE Granfpolis, Gilmara da Silva.

Para o diretor do Centro Municipal de Educação Ambiental Escola do Mar, de São José, Marcelo Cipriani, a escola não será mais a mesma após a pandemia, principalmente no quesito de conceber a aprendizagem. “As alterações se darão no acompanhamento das famílias que, neste momento, estão mais próximas dos estudantes e das escolas, interagindo por grupos de redes sociais e estabelecendo uma comunicação mais direta com a unidade escolar. Uma parceria que é necessária que permaneça e se solidifique em prol dos estudantes”, evidencia.

O projeto terá outros três encontros previstos para os próximos meses. Paralelo a este trabalho, em uma ação colaborativa entre o Arranjo de Desenvolvimento da Educação da Grande Florianópolis (ADE Granfpolis) e o Arranjo do Colegiado de Gestão em Educação da Região da Foz do Rio Itajaí (CoGemfri), está sendo elaborado um protocolo de saúde mental para as escolas utilizarem no retorno das aulas presenciais. Grupos de trabalho realizam a coleta de práticas já realizadas, novas ideias e sugestões.

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