Casos de covid-1, de gripe influenza H3N2 e rotavírus, além de doenças intestinais, provocaram um aumento de quase 100% no fluxo de pessoas à emergência do Hospital Imaculada Conceição nos primeiros cinco dias deste ano em relação à última semana do ano passado. A demanda está tão acima do normal que o hospital está lotado no momento.

Diante de tal quadro, a Secretaria Municipal de Saúde está fazendo um alerta à população para que redobre os cuidados preventivos contra a covid-19 e gripe.

Conforme a administração do hospital, além da duplicação do número de pacientes recebidos, também há casos onde o médico precisa dar atenção para aqueles com quadro clínico mais grave. Por isso, a recomendação é de que em casos leves, os pacientes procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro.

Nos próximos dias, o hospital terá mais um médico para agilizar o atendimento. A secretária de Saúde, Marineidi Montibeller, ressalta que as medidas preventivas, como uso de álcool gel, máscara, e evitar aglomerações, devem ser reforçadas durante o período.

Ela recomenda que para evitar o contágio do rotavírus, é importante higienizar bem as mãos e os alimentos. Após a ida ao banheiro, também deve-se lavar as mãos, medida considerada necessária para impedir a contaminação.


 

Postos agora atendem casos de covid-19

Após o fechamento do Centro de Triagem que funcionava na unidade básica de saúde do bairro Besenello, agora os atendimentos para pessoas que tem suspeita de covid-19 estão sendo feitos em todos outros postos de saúde da Prefeitura, exceto o do bairro Trinta Réis, no horário das 7 às 9 horas e das 13 às 14h40. Os atendimentos nos postos do distrito de Aguti e da localidade de Pitanga se mantém conforme a demanda, sem horário específico.

Horário de vacinação para crianças e bebês sofre alteração

Apenas durante este mês de janeiro de 2022, os vacinadores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Nova Trento estarão atendendo em horários diferentes para a imunização de crianças e vacinas de rotina. O período nestes casos é das 7 às 13 horas. Já a vacinação da covid-19 continua sendo das 7 até 18h30.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome