Dois Brasis

O que assusta o brasileiro que pensa um pouco melhor no agora e no futuro, é que, seja qual for o presidente eleito amanhã, dois Brasis estarão à sua frente. O de Bolsonaro, sabendo que é rejeitado por 50% e Lula em 45%. É o que mostra a última pesquisa Datafolha, de dois dias atrás, onde os eleitores entrevistados disseram não votar nesses dois de jeito nenhum. Isso é muito angustiante, exigindo forças de todos para manter um mínimo de otimismo.

Piada?

Os ânimos tão exaltados e os ódios tão explicitados e eis que o parque temático Beto Carrero World, em Penha, vem agora dizer que a promoção anunciada de 25% de desconto na entrada, domingo, 30, para quem estivesse vestido de vermelho, era piada, uma brincadeira? Pediu desculpas, aqui não aceitas. Merece cartão vermelho quem teve a infeliz e estúpida ideia, e que responda por todas as consequenciais judiciais.

Assédio eleitoral

As denúncias de assédio eleitoral chegaram a 13 por hora nos últimos dias. Em todo país eram 1.965 casos até ontem. Mas há casos e “casos”. Empresário de Joinville, leitor deste espaço, informa que foi denunciado porque hasteou a bandeira do Brasil na frente de sua casa, que fica ao lado de sua empresa, que produz peças para a indústria automotiva.

Conflito

Um desses trocentos analistas-ativistas políticos da mídia impressa nacional escreve que o voto em Lula é mais alimentado pelo antibolsonarismo do que por adesão a pautas petistas. Será? Seria mais honesto e politicamente correto afirmar, também, que o voto em Bolsonaro está sendo a forma de muitos eleitores demonstrarem sua repulsa à corrupção desenfreada nos governos petistas.

Serviço de excelência

Desde janeiro, quando a assumiu a gestão do Samu em SC, a Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon (Fahece) investiu R$ 2,9 milhões, especialmente em atualização tecnológica e equipamentos. Antes, o Samu era uma novela, com problemas de gestão, atraso de salários e paralisações. Ao inaugurar nova base em Chapeco, esta semana, o secretário da Saúde, Aldo Batista Neto, fez justiça em seu discurso, qualificando-a como uma organização social que se destaca em SC assumindo o Samu com uma gestão de excelência e profissionalismo.

Observatório

Como fez dia 2, a OAB/SC aciona amanhã seu Observatório Eleitoral, uma rede com seis centrais de atendimento abrangendo todo o Estado, para monitoramento e resposta a questões relacionadas às eleições, com o objetivo de garantir o exercício da democracia, o adequado funcionamento do sistema de votação e o regular exercício do voto pela população

Combate ao racismo ….

A UFSC programou para novembro diversas ações para evidenciar a cultura e contribuições das pessoas pretas, além do combate ao racismo. Serão ministrados cursos e palestras, além de manifestações artísticas, rodas de conversa e exposições.

…e cardápio especial

Um destaque, entre as iniciativas, chama a atenção: é um cardápio especial para o Restaurante Universitário (RU), com pratos típicos da culinária afro-brasileira, como o calulu de carne seca, o cuscuz, a cocada, o mungunzá, feijoada e a moqueca de peixe. Magnífica ideia.

Alerta

A eficiente Corregedoria Regional Eleitoral de SC mandou o alerta, ontem: é proibido espalhar material impresso de propaganda nos locais de votação ou em vias próximas, ainda que realizado na véspera da eleição. Popularmente conhecida como “derrame de santinhos”, essa prática é ilegal e prevê aos infratores multa e apuração de eventual crime eleitoral.

Ofensas

O joinvilense Marcos Fernando Dauner escreveu para a “Folha de S. Paulo” pedido para que pare de publicar diariamente mensagens de seus leitores no site do jornal referindo-se aos catarinenses como “nazistas”, o que para ele já passou do limite do tolerável, há tempos. Diz que Bolsonaro foi eleito com votos de todo o país “e, infelizmente, receberá mais votos no domingo”. Menos o dele, Marcos, faz questão de dizer.

Quase unanimidade

Quem transita pela aristocrática avenida Beira Mar Norte, em Florianópolis – onde fica um dos metros quadrados mais caros do país –  percebe a presença de algumas dezenas de bandeiras do Brasil desfraldadas das sacadas e janelas, e uma – apenas uma – vermelha, do PT.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome