Drogas

Assunto lamentavelmente pouco difundido na mídia catarinense: o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) completa hoje 21 anos em SC, com mais de um milhão de estudantes abrangidos por suas palestras e ações de prevenção ao uso de entorpecentes. Certamente nossos presídios estariam mais cheios ainda se não fosse ele.

Foto: Divulgação


 

Sem aparelhamento

Fora do alcance de câmeras e microfones, o presidente Jair Bolsonaro foi informado, anteontem, ao receber pequeno grupo de reitores da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) que ao contrário das universidades federais, sabidamente aparelhadas politicamente nos governos do PT, o sistema comunitário, como é o de SC, não tem a vinculação, já que atua em diferentes municípios com prefeitos dos mais diversos partidos, que não ousam fazer maior ingerência. Bolsonaro ficou tão entusiasmado que prometeu agendar uma visita a uma ou mais instituições catarinenses assim que for possível.

Aulas magnas

Há um imenso tititi quanto a presença do ativista Guilherme Boulos, coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), terça-feira, 19, para dar aula magna na reitoria da UFSC, convidado pelo seu DCE. Os que odeiam a esquerda não sabem que vários centros e cursos da instituição também estão fazendo ou farão aulas inaugurais com convidados de diferentes plataformas ideológicas. Ontem, por exemplo, o palestrante do Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução foi o filósofo espanhol Eduardo Subirats. O debate versou em torno de vários tópicos, entre eles “o que é um microintelectual?”.

Gestão compartilhada

A tragédia na escola de Suzano levou o governo de SC a começar a estudar a possibilidade de implantar na rede pública de ensino a gestão compartilhada, a exemplo do que já ocorre em Brasília. O modelo permite que enquanto professores, diretores e orientadores exerçam suas competências com autonomia e foco na parte pedagógica, os militares da reserva ou reformados coordenam a área  burocrática, trabalhando  conceitos de ética e cidadania, disciplina, segurança interna e promoção de atividades voltadas para a musicalização e o esporte durante o contraturno.

Pai do Real

O auditório da Associação Catarinense de Medicina ficou lotadíssimo, anteontem, no 4º Fórum Liberdade e Democracia para ouvir o ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco remontar a  história brasileira desde o Plano Real, do qual foi um dos idealizadores e comparar a inflação a uma droga ilegítima. E atacou o que chamou de “Custo Dilma Rousseff”.

Municípios

O estudo do Tribunal de Contas do Estado, de 2017, que apontou 105 municípios com menos de 5 mil habitantes sem renda mínima para se sustentar, com a conta de R$ 1 bilhão por ano mandada para o contribuinte, começou a causar certo alarme. Lógico que não vai haver extinção ou fusão de nenhum deles, como se propaga. Mas o relatório já serviu para provocar uma sadia discussão sobre alternativas de tirá-los de um estado quase parasitário, melhorando as receitas e cortando as despesas. Todas bem vindas, desde que não seja pela forma mais fácil: aumentar impostos.

Pena leve

A 4ª Câmara Criminal do TJ-SC confirmou condenação de motorista que, em 2007, embriagado e em alta velocidade, disputando um racha, provocou acidente que resultou na morte de três pessoas na BR-470, em Gaspar. Foi sentenciado a apenas sete anos, dois meses e 12 dias de reclusão, além de seis meses de detenção, em regime semiaberto. Perguntar não ofende: é isso que se chama justiça?

Autossuficiente

O campus da Univali em Biguaçu, comemora uma conquista notável:   é o primeiro do Brasil a gerar 100% de sua energia. Sua usina, de 596 painéis fotovoltaicos em área de mais de 1.000m², tem potência instalada capaz de sustentar 1.400 lâmpadas fluorescentes, o sistema de condicionadores de ar e todos os demais equipamentos que utilizam energia elétrica.

Previdência

O senador Esperidião Amin(PP-SC) que tem dado declarações explicitas a favor da reforma da Previdência, foi escolhido para integrar a comissão especial destinada ao acompanhamento da tramitação do projeto na Câmara dos Deputados. Tem nove titulares e nove suplentes, tendo os senadores Otto Alencar (PSD-BA) como presidente e Tasso Jereissati (PSDB-CE) como relator.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome