O Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), em parceria com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), está concluindo um roteiro do Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos em 41 municípios de Santa Catarina, dentre eles Nova Trento. A coleta seguiu cronograma estabelecido e informado aos produtores de tabaco participantes. Iniciou dia 26 de setembro e segue até o próximo dia 31.

Até o final o  programa passará por 181 pontos de coleta.  Em Nova Trento, como na maioria dos locais, a coleta foi feita junto aos cerca de 150 fumicultores, que durante todo o tempo tem assistência técnica e orientação de como fazer o manejo correto dos agrotóxicos e suas embalagens.

Ao destinar corretamente suas embalagens, os produtores recebem recibos que são válidos perante os órgãos de fiscalização ambiental, cumprindo o que determina o decreto 4.074/2002. Este define sobre a devolução das embalagens de agrotóxicos aos estabelecimentos onde foram adquiridas. Elas devem estar triplamente lavadas, perfuradas, secas e com as tampas removidas para devolução juntamente com os recipientes, para garantir a possibilidade de reciclagem e transformação em outros insumos plásticos.

Atualmente, o programa percorre 1,8 mil pontos de coleta de 381 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina recolhendo as embalagens de produtores de tabaco – usadas tanto na produção de tabaco, quanto na produção de outras culturas da sua propriedade.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome