A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo está realizando um chamamento de pessoas físicas e jurídicas que trabalham no setor turístico para fazer o Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), do Ministério do Turismo (MTUR).

O Cadastur é um sistema on-line, totalmente gratuito, com o objetivo de promover a formalização dos fornecedores de serviços turísticos, além de oferecer segurança aos turistas e consumidores.  É obrigatório para empresas na área de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo inscritos como microempreendedor individual (MEI).

Foto: Divulgação

Além do certificado do Cadastur, ser uma empresa ou pessoa física cadastrada e em situação regular também proporciona muitos benefícios para os cadastrados. Entre eles estão o acesso e vantagens em linhas de crédito e financiamento por meio de bancos oficiais;  visibilidade nos sites do Cadastur e no Programa Viaje Legal e apoio em eventos, feiras e ações promovidas pelo Ministério do Turismo. Todos os cadastrados também se tornam uma importante fonte de consulta para o turista e para o mercado do turismo.

Mapa do Turismo – O secretário municipal de cultura e turismo, Rodrigo Bonecher, explica que o cadastro também será utilizado para atualizar o Mapa do Turismo Nacional, para dar mais visibilidade ao município. “Quanto mais prestadores cadastrados, mais se entende que existe uma atividade turística na cidade”, destaca.

Segundo ele, o MTUR possui uma classificação dos municípios turísticos, que podem se enquadrar nas categorias A, B, C, D e E. Atualmente, Nova Trento está na categoria D, e com o cadastro das empresas, a intenção da secretaria é elevar Nova Trento de categoria.

“Conforme a elevação na categoria, o Ministério do Turismo também consegue prestar mais auxílio ao município, incluindo novas verbas e apoio no desenvolvimento do turismo”, detalha o secretário, adiantando que até a metade de fevereiro toda a documentação será enviada para entrar no Mapa do Turismo

Cadastro gratuito – O cadastro é gratuito e pode ser feito na Secretaria de Cultura e Turismo, com horário marcado por meio do telefone (48) 3267-3234. Caso o empresário ou pessoa física fizer o cadastro on-line e quiser tirar dúvidas, é possível entrar em contato pelo mesmo telefone, das 7 às 13 horas.

O empresário ou pessoa física deverá trazer o acesso ao portal gov.br com o CPF ou CNPJ para a realização do cadastro, que leva de 10 a 15 minutos para ser concluído.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome