Em uma mobilização inédita em Nova Trento, as mais importantes entidades da sociedade organizada, como a Associação Neotrentina de Turismo (Neotur), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Prefeitura, através da Secretarias de Educação, Cultura e Turismo, estão juntas em uma campanha pela valorização do curso médio integrado à educação profissional de Turismo e Hospitalidade, oferecido desde 2006 pela Escola de Educação Básica Francisco Mazzola.

Um dos objetivos imediatos é atrair estudantes para o curso, que tem pré-inscrições abertas e com limite de 35 vagas para o ano letivo de 2019. O número foi propositadamente limitado para oferecer o máximo de qualidade possível. As entidades tomaram a iniciativa de procurar a escola e propor a parceria, imediatamente aceita, por perceber a necessidade de profissionalizar a atividade turística no município, que já é um dos principais destinos de Santa Catarina e do Brasil.

Um dos momentos da campanha amanhã, 24 de outubro, a partir das 8 horas, no Salão Paroquial, quando estarão reunidos os 192 estudantes neotrentinos que frequentam o 9º ano do ensino fundamental nas escolas dos distritos de Claraíba e Aguti e do bairro Trinta Réis, além dos matriculados na E.E.B. Francisco Mazzola.

Os estudantes ouvirão palestras e informações sobre o curso e sua importância no contexto nacional, estadual e principalmente local, onde o turismo cresce de forma acelerada e constante desde a beatificação de Santa Paulina.

Outdoor instalado em ponto estratégico faz chamada para o curso. Foto: Divulgação.

Estarão prestigiando o momento o prefeito Gian Voltolini; Darli de Amorin, representante da Agência de Desenvolvimento Regional, do governo do Estado; os secretários municipais da Educação, Luiz Carlos Orsi, e da Cultura e Turismo, Sálvio Tonini, além de uma professora da Unifebe e do diretor de políticas integradas da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Dousan.

Terminada a programação no Salão Paroquial, os estudantes seguirão para a E.E.B. Francisco Mazzola, quando participação de várias atividades de socialização, como gincanas com alunos do 9º ano da escola anfitriã, cuja direção oferecerá almoço e lanche. Todos irão receber um material promocional do curso para que, em casa, com pais ou responsáveis, decidam sua opção de ensino médio, já que todos estão prestes a concluir o ensino fundamental.

O prefeito Gian Voltolini é um dos principais motivadores da parceria e garante todo apoio possível do poder público municipal, principalmente quanto ao transporte escolar para estudantes residentes em locais mais distantes, como os distritos de Aguti e Claraíba.

Referenciais do curso

 A maioria dos empresários que direta ou indiretamente atuam no segmento turístico neotrentino começa a sentir a falta de profissionais, especialmente técnicos. Daí a procura pela E. E. B. Francisco Mazzola, afirma sua diretora geral, Sandra Pinot Costa, que imediatamente abriu as portas para a importante parceria.

O curso tem três anos de duração e desde 2015 opera de forma integral, com aulas nos períodos matutino e vespertino. No final, ele dá certificado e histórico de conclusão do ensino médio regular e um diploma de curso técnico profissional em turismo e hospitalidade, que exige um período obrigatório de estágio, de 160 horas.

Para atingir um novo patamar com a parceria, a E. E. B. Francisco Mazzola terá garantias de oferta de estágio para seus alunos nas dezenas de empresas associadas, tanto da Neotur quanto da CDL. As buscas por tais estudantes tem aumentado em todos os ramos que lidam com turistas e turismo local (pousadas, pizzarias, restaurantes, vinícolas, paróquia São Virgílio e os dois santuários, entre outros), “todos sentindo a necessidade de profissionalização”, afirma a diretora Sandra Pinot Costa, que registra outro dado otimista: boa parte dos estagiários é admitida como funcionários dos estabelecimentos, o que é um atestado da boa formação dada pela escola.


“FELIZMENTE, COMEÇAMOS A SENTIR QUE O MEIO EMPRESARIAL E A PRÓPRIA COMUNIDADE NEOTRENTINA COMEÇAM A VALORIZAR NOSSO CURSO, CIENTES DE QUE DELE PODEM SURGIR ÓTIMOS PROFISSIONAIS E COM CHANCE DE EMPREGAR-SE NA PRÓPRIA CIDADE, QUE TANTO CONHECEM MAIS QUE NINGUÉM”, DIZ A DIRETORA DO MAZZOLA.

Sandra tem reiteradamente agradecido as autoridades municipais, especialmente o prefeito Gian Voltolini, e os dirigentes e associados da Neotur e CDL pelo oferecimento da parceria,  que agora inicia de uma forma absolutamente integrada e com todos os seus atores comprometidos com a causa.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome