Epidemia

Não bastasse a pandemia de covid-19, SC tem uma epidemia que acontece paralela, de dengue, em 10 municípios, dos quais sete na região Oeste. Para piorar, há circulação simultânea de três sorotipos da doença, o que significa que quem já pegou dengue uma vez, pode pegar de novo, por outro sorotipo. No total, há focos de dengue em 103 municípios catarinenses.

Rebatida

A Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) saiu em defesa do TCE-SC que retirou conselheiros técnicos (concursados) de casos que envolver autoridades políticas, como governador, vice e deputados estaduais. Resumindo: a entidade diz que a decisão é inspirada no modelo adotado pelo Tribunal de Contas da União e que não afetou o cerne constitucional das prerrogativas inerentes ao conselheiro-substituto. Discuta-se então o modelo, aparentemente muito questionável e que, sim, queiram ou não, enseja ilações de todo tipo.

Desinformação

O Tribunal Regional Eleitoral de SC antevê tanta desinformação sobre assuntos alusivos ao funcionamento da Justiça Eleitoral e das eleições deste ano que criou esta semana um comitê gestor para gerenciar um programa de enfrentamento do problema.   Vai convidar representantes da Policia Federal, Policia Civil, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no Estado e da Procuradoria Regional Eleitoral. Já conta com a adesão de 49 instituições, entre partidos políticos e entidades públicas e privadas.

Perdidos

Muitos prefeitos reclamavam que o governo estadual tolhia sua autonomia quanto a adoção de medidas de enfrentamento da covid-19. Pois bem. Carlos Moisés liberou-os por decreto. Agora, vários deles estão reclamando que o governador os abandonou ou não faz o que tem que fazer. Na verdade, estão perdidos e  sentindo o quanto é difícil lidar com o assunto, em qualquer tempo, circunstância e lugar.

Sem recesso

Sensível e também angustiado diante do delicado momento que todos estão passando por causa da pandemia, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júlio Garcia, decidiu o que se esperava dele: dispensar o tradicional recesso de julho do Legislativo. O momento exige.

Saneamento

O presidente Jair Bolsonaro vetou artigo que trata da renovação dos contratos das empresas de saneamento por mais 30 anos, sem necessidade de licitação pública, e o berreiro da classe política produz ecos extraordinários, nas tribunas e nas mídias. Pudera. Passados quase 50 anos de criação de tais empresas, quase unanimemente usadas como trampolim político, o que é mais difícil é encontrar uma que tenha verdadeiramente conseguido a universalização dos serviços de água e esgoto. Agora, os políticos em primeiro lugar, querem mais 30 anos de concessão para que elas “alcancem as metas”. E sem concorrência pública. Socorro!

Renda básica

A deputada federal Angela Amin (PP-SC) é uma das coordenadoras temáticas da Frente Parlamentar Mista da Renda Básica, que será lançada na próxima terça-feira no Congresso Nacional. Esse movimento se antecipa ao programa Renda Brasil, anunciado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, para ser adotado em um cenário pós-pandemia. O governo federal ainda precisa enviar proposta ao Congresso.

Binariedade

Por prolongados minutos deputados estaduais sustentaram um tiroteio verbal na tribuna e plenário, nesta semana, que acabou em uma proposta de moção de repudio à UFSC, ao final rejeitada, por ter promovido uma live, há dias, sobre não binariedade e visibilidade nos movimentos LBGTQIA+. Viu-se carradas de preconceito em algumas manifestações de suas excelências.

Sem resposta

No encontro que teve com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Julio Garcia, no início desta semana,  o reitor da UFSC, Ubaldo Balthazar, informou de um ofício de 20 de março, enviado pela instituição ao Governo do Estado e às prefeituras de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville, onde tem cumpus, colocando a sua infraestrutura à disposição para criação de centros de apoio ao combate e tratamento da covid-19, incluindo triagem,  acolhimento, acompanhamento e, se necessário,  tratamento de pacientes. Balthazar, lamentou, sem disfarçar desencanto, que não recebeu retorno.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome