O servidor público Ivã Franzoi, que tem como um de seus hobbies ler e pesquisar sobre política neotrentina fez a descoberta recentemente ao ver documentos antigos na Câmara de Vereadores, assinados por Francisco Valle (foto), que presidiu o Legislativo local, enquanto uma escola municipal o homenageia com o nome de Francisco João Valle. Notou que algo não está correto nessa homenagem, uma vez que o nome correto do personagem é Francisco Domingos Valle, filho de João Valle. Daí talvez a confusão quando da escolha do nome da escola municipal de Trinta Réis. Ele dá também seu nome – como Francisco Valle –  a uma rua do Centro da cidade.

Conforme registro do historiador neotrentino Walter Piazza, Francisco Domingos Valle (1861-1947), ainda bem jovem foi estudar no Colégio dos Jesuítas, em Itú, São Paulo. E de volta a Nova Trento, “com espírito altamente religioso”, fundou a Congregação dos Robertinos, uma ordem religiosa que pregava a mendicância para ajudar os pobres. Foi casado duas vezes, a primeira com Domingas Cucco e a segunda com Luiza Bassi Lorenzi. Foi professor por 23 anos, vereador e prefeito de 1936 a 1940.

O recém-criado Instituto Histórico e Geográfico de Nova Trento, do qual Ivã Franzoi é vice-presidente, tem uma missão a fazer, já que a documentação que reuniu é incontestável: promover, pelas vias legais e legislativas, com projeto de lei, via Câmara de Vereadores, para que seja feito o reparo não apenas para restabelecer a verdade histórica, mas para a própria e ilustre biografia de seu personagem.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome