O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) divulgou a relação definitiva das escolas classificadas por mesorregião na etapa de mérito da 2ª edição do Prêmio Lume: escola referência em alfabetização. A EEB Francisco Mazzola, que estava na relação inicial como uma das representantes da mesorregião da Grande Florianópolis, ficou fora.
A próxima etapa é a de validação, que verifica evidências dos indicadores de classificação levantados na etapa de mérito. Ela é composta por duas fases: um questionário de verificação nas escolas classificadas na etapa de mérito e entrevistas por videoconferência com as escolas classificadas e que responderam ao questionário.
O prêmio é uma iniciativa do Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, do qual o MPSC é um dos coordenadores. Outras 10 instituições também compõem o grupo.
As vencedoras – uma escola pública municipal e uma escola pública estadual de cada uma das seis mesorregiões do Estado receberão um certificado de reconhecimento e uma placa de premiação a serem entregues no dia 19 de novembro, na sede do MPSC.
Na lista final das escolas classificadas na etapa de mérito, na mesorregião da Grande Florianópolis estão as escolas estaduais de Educação Básica Professora Zulma Becker, de Santo Amaro da Imperatriz; a Escola de Ensino Fundamental Severo Honorato da Costa, de Florianópolis. E entre as municipais o Centro Educacional Interativo, de São José, e a Braco São João, de Santo Amaro da Imperatriz.