O bárbaro assassinato de quatro crianças numa creche de Blumenau no dia 4 passado alertou as autoridades federais, estaduais e municipais quanto a necessidade de dar alguma segurança ou reforçá-la nas escolas.

Em Nova Trento, antes do caso de Blumenau, já tinha, como continua tendo, um segurança, durante o período diário de aulas (12 horas) nas escolas municipais de Trinta Réis e Claraiba. De agora em diante, todas, incluindo também as creches, terão um guarda durante todo seu período de funcionamento.

Para contratação de guardas, a Prefeitura está se valendo de licitação realizada no ano passado, para atender a segurança das escolas de Trinta Réis e Claraiba. Os novos profissionais devem estar já em serviço na próxima semana.

Outras medidas

A segurança nas escolas e creches municipais também envolve outras ações. Uma das primeiras se concretizou anteontem, quarta-feira, quando a Policia Militar fez uma reunião de capacitação envolvendo todos os diretores de escolas e creches, orientando-os quanto a diversos procedimentos relativos à segurança dos respectivos estabelecimentos como também dos seus alunos, professores e servidores.

O prefeito Tiago Dalsasso ordenou outras medidas imediatas, como a elevação da altura dos muros e cercas que protegem escolas e creches e a instalação de portões eletrônicos nas que ainda não dispõem do equipamentos, bem como de portas giratórias com detector de metais.

Como todas as escolas e creches já tem sistemas de videomonitoramento tanto nas salas de aulas como nos espaços externos, será feita uma verificação para detectar eventuais fragilidades. Outra medida da Prefeitura é a contratação de mais um psicólogo para atender toda a rede municipal nos casos  em que o medo e a insegurança, tanto no ambiente escolar como fora ele, esteja comprometendo a saúde dos estudantes, professores e servidores.

A Policia Militar e a Prefeitura já se entenderam em outras iniciativas de reforço à segurança nas escolas, como o aumento das rondas diárias junto aos estabelecimentos de ensino. Tanto o prefeito como as autoridades policiais concordam que Nova Trento ainda tem um clima muito pacífico no ambiente escolar, mas que “não se pode descuidar”.

Tanto o prefeito como o tenente Eder, do Batalhão da PM de Tijucas, que tem jurisdição em Nova Trento, estão fazendo um apelo aos pais no sentido de que confiram no celular de seus filhos o que eles andam vendo, ouvindo, o teor das postagens que fazem e quem são os que integram os grupos, principalmente na plataforma wattaspp. “Agindo assim”, dizem os dois, “não haverá desagradáveis surpresas”.

Escolas estaduais – A Escola de Educação Básica Francisco Mazzola, que é estadual, também receberá segurança. O governador Jorginho Mello anunciou esta semana um protocolo de segurança para as 1.053 escolas da rede estadual de educação, que começa com a retomada das rondas escolares.

Cada escola terá um segurança armado e experiente, que pode ser um bombeiro, policial civil ou militar aposentado. O governo também vai treinar professores para agir de forma rápida e segura em momentos de tensão. O governo também criou um comitê permanente de segurança nas escolas para monitorar e implementar novas ações.

Os investimentos são de aproximadamente R$ 70 milhões para garantir  a segurança de alunos, professores e servidores. No âmbito federal, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou segunda-feira, 10, uma série de medidas para combate à violência nas escolas. Entre elas, o lançamento de um edital de R$ 150 milhões, para abrir a estados e municípios a possibilidade de aplicar recursos em segurança nas escolas. Outra frente busca fazer com que plataformas digitais regulem e neutralizem conteúdos que incitem violência no ambiente escolar.

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome