Estrela

Florianopolitana do Estreito, onde moram parentes, a atriz Neusa Borges, que é um doce de pessoa e que já passou por uns perrengues em sua vida de 77 anos, está exultante, depois de quase três anos sem nenhum convite para trabalhar. “Pensei que já tinham me enterrado”, afirmou a um site ao confirmar que atuará na terceira temporada do sitcom Xilindró, que estreará no canal Multishow, em julho.


 

Xô, corrupção

O Tribunal Regional Eleitoral de SC está desenvolvendo uma campanha de combate à corrupção, que será lançada dia 18 de julho. A OAB-SC e a Polícia Federal se prontificaram a dar apoio na divulgação. Iniciativas que são sempre benvindas. A corrupção, hoje, é nosso maior mal.

Desencanto

Boa parte do Judiciário catarinense não esconde a decepção. A Câmara Regional Especial de Chapecó, órgão descentralizado do TJ-SC e única experiência de descentralização da Justiça estadual no país, encerrará atividades, por recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que fez uma análise de sua produtividade. A OAB-SC está movendo mundos e fundos para tentar reverter a decisão.

Tragédia anunciada

Falhas diversas, como no sistema de válvula dispersora, comportas, talhas de enchimento, passarelas de acesso e casas de comando, podem, dia desses, provocar uma tragédia, afetando milhares de pessoas, se romperem as barragens sobre os rios Leão e Bonito, no sul de SC. O alerta para providências é do deputado estadual Milton Scheffer (PP). Um laudo oficial apontou os problemas. Que ninguém venha dizer, depois, que não sabia de nada.

Emancipacionistas

Representantes de movimentos que defendem a emancipação de distritos, inclusive de SC, lotaram o Congresso Nacional, quinta-feira, na aprovação de lei complementar que estabelece novas regras para a criação de municípios. Entre elas está a necessidade de a população do novo município e do que for desmembrado ser de pelo menos 6 mil habitantes nas regiões Norte e Centro-Oeste, 12 mil no Nordeste e 20 mil no Sul e Sudeste. Quem conhece nossa classe política sabe que emancipar é só vontade deles, para seu próprio benefício, e não de melhorar a qualidade de vida da população.

Trabalhando juntos

Em entrevistas, anteontem, o sempre escorregadio presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), fez questão de destacar seu colega catarinense Celso Maldaner (MDB), citando que ele é relator de vários projetos importantes (cadastro positivo, agências reguladoras e autonomia do Banco Central) que já tem texto pronto para que sejam aprovados até o meio do ano e, assim, ajudar muito a recuperação econômica no segundo semestre.

Serviço público

Quem precisa dos serviços do Arquivo Público do Estado, em Florianópolis, está à beira de um ataque de nervos. Agora só atende duas pessoas por tarde, ainda assim só se for com agendamento prévio. Só há um funcionário para dar conta de tudo. Assoberbado, nem sempre consegue ser assíduo e solícito.

Torcida

Acerca do inconformismo da torcida do Atlético Mineiro, eliminado pela Chapecoense, da Copa do Brasil, alguns torcedores fazem uma constatação interessante. Para eles os clubes de SC poderiam crescer extraordinariamente se os próprios catarinenses dessem uma demonstração de identidade e amor sincero pelo que é seu e parassem de torcer e dar plateia, acima de tudo e todos, para Grêmio, Inter, Flamengo, Corinthians, Vasco da Gama…. É verdade.

Ministério da Segurança

Relator da Medida Provisória que cria o Ministério da Segurança Pública, o senador Dario Berger (MDB-SC), prometeu apresentar até semana que vem seu parecer. Adianta que não devem ser propostas mudanças substanciais ao texto original encaminhado pelo governo ao Congresso. O novo ministério é um desmembramento do Ministério da Justiça. Órgãos como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Departamento Penitenciário Nacional e a Força Nacional ficam subordinados à nova pasta.

Esnobe

Diretor executivo de uma multinacional holandesa voou de São Paulo a Florianópolis tendo ao lado no avião conhecida personalidade das colunas sociais da Ilha de SC. Na chegada, ofereceu ao novo conhecido carona até o Centro, em confortável automóvel da empresa, no que o outro recusou de pronto, respondendo que ao desembarcar iria ligar para o piloto de seu helicóptero para vir buscá-lo e levá-lo para casa, no Centro, distante 200 metros do hotel reservado pelo executivo. Sem comentários

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome