Apesar do constante trabalho de educação nutricional e projetos pedagógicos desenvolvidos pela Secretaria de Educação de Nova Trento, o percentual de crianças acima do peso vem crescendo.

Estão com risco de sobrepeso, sobrepeso ou obesidade 30,9% dos alunos das escolas e 24,9% das creches.

De um universo de 1.542, 737 foram pesados e medidos por profissionais da saúde e seus dados entregues às nutricionistas da Secretaria de Educação para avaliação dos dados, de acordo com tabelas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Constatou-se sobrepeso em 44, risco de sobrepeso em 126 e obesidade em 14.

Todas as 737 avaliações feitas agora estão sendo encaminhadas aos estabelecimentos de ensino que, por sua vez, informarão a situação nutricional a todas as famílias dos alunos. Para os casos de sobrepeso, risco de sobrepeso e obesidade entra em ação o programa Saúde na Escola, da Secretaria Municipal de Saúde, que cuida dos casos convidando os pais para reuniões ou motivando-os a receber em casa um profissional para orientação nutricional adequada.

A nutricionista Adriana Boralho Gonçalves, que em 2004 fez em Nova Trento pesquisa do estado nutricional de escolares de 6 a 10 anos para obtenção do título de especialista em alimentação escolar, observa que naquela época cerca de 20% dos alunos naquela faixa de idade tinham massa corporal elevada.

Adriana e sua colega Carolina Sardá Estuqui alertam que com a obesidade meninos e meninas correm um alto risco de se tornarem adultos cardíacos, hipertensos, diabéticos, com problemas pulmonares, de articulação ou até mesmo vítimas precoces de alguns tipos de câncer.

As duas profissionais admitem que para uma avaliação nutricional infantil e do adolescente completa se faz necessária a obtenção de outros dados, como exames bioquímicos, exame físico, anamnese pessoal e familiar, e avaliação da ingestão alimentar.

Importância da nutricionista  

A presença do profissional nutricionista na alimentação escolar é de fundamental importância, principalmente nos dias de hoje, com o crescente aumento do consumo de alimentos industrializados e viciantes, que vem desde a gestação da mãe e, infelizmente permanece na primeira infância até a adolescência.

A confecção de cardápios saudáveis para influenciar os alunos e seus familiares é uma das diversas atribuições do nutricionista na alimentação escolar. É preciso evitar o aumento da obesidade infantil, preocupante no Brasil e no Mundo; e que em Nova Trento não é diferente. A projeção da Organização Mundial da Saúde é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderá chegar a 75 milhões.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome