Evento-teste

A Orquestra Sinfônica de SC (Ossca) realiza dia 11 de setembro evento-teste na Grande Florianópolis. Os critérios e participação do público estão sendo definidos pela Vigilância Sanitária.  O maestro da Ossca, José Nilo Valle, aproveitará a abertura das portas do teatro do Centro Multiuso de São José para comemorar os 250 anos do nascimento de Beethoven, um dos mais aclamados compositores eruditos de todos os tempos. O concerto terá 51 músicos, entre eles Pedro Domingues, pianista do Uruguai, que vai atuar como solista no espetáculo.

Rotina

Se o saldo de obras federais em SC está a desejar, não se pode dizer do apreço que o presidente Jair Bolsonaro tem pelo Estado. Tanto que a visita que começou ontem por Joinville e termina hoje na Ilha de SC é a décima desde que assumiu o cargo. Um recorde dentre todos os presidentes nas últimas décadas.

Distância

Houve tempos em que a visita de um presidente a uma cidade ou Estado resultava até em feriado decretado pelo governador ou prefeito de plantão. Os tempos mudaram. Carlos Moisés ocupou seu tempo, ontem, na região sul. Em Tubarão se reuniu com lideranças para apresentar as obras e ações do governo estadual naquela parte do Estado.

Estorvo

O nó a desatar na novela entre o governo estadual, que topa investir R$ 200 milhões na duplicação da BR 470, mas o governo federal faz marola, chama-se Valdemar da Costa Neto, o chefe-mor do PL, notório corrupto que, via testas de ferro, comanda o DNIT.

Grande vitória

O senador Jorginho Mello (PL-SC), que diariamente emplaca na mídia nacional, o faz por merecer. Uma de suas maiores vitórias no mandato foi colhida anteontem: por 68 votos e nenhum contrário, o Senado aprovou projeto dele que permite o pagamento em até 15 anos das dívidas das micro e pequenas empresas com a União, inclusive de microempreendedores individuais.

Estranhos

O Ministério do Meio Ambiente, Ibama e ICMBio falam idiomas diferentes. Nas tratativas que antecederam a decisão pela realização de leilão para exploração de petróleo no litoral catarinense, o primeiro ignorou completamente os outros dois quanto aos perigos subjacentes. É mais que temerário fazer o leilão sem estudos de impactos socioambientais.

Assombro

A grande maioria dos 16.400 moradores da pequena e pacata Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, não se dava conta do quanto o crime imperava na sombras da cidade. Por isso o susto, nesta semana, com resultado de julgamento em que 27 pessoas foram condenadas com penas que, somadas, passam de 273 anos de reclusão. Os crimes: tráfico de drogas e associação para o tráfico, lavagem de capitais, falsidade ideológica e posse irregular de arma de fogo de uso permitido.

Assédio

Todo o Judiciário nacional está acompanhando as últimas tratativas, em SC, ocorridas nesta semana, com a instalação e posse, no seu Judiciário, dos membros das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual, de segundo e de primeiro graus. Foram criadas para monitorar, avaliar, fiscalizar e aprimorar a política de enfrentamento e prevenção do problema, historicamente ignorado. Agora não.

Violência política

Antes de embarcar para SC Bolsonaro sancionou a lei federal 14.192/2021, para combater a violência política contra a mulher. Originária de projeto em que a deputada federal Angela Amin (PP-SC) foi relatora, contém normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher, nos espaços e atividades relacionados ao exercício de seus direitos políticos e de suas funções públicas, e para assegurar a participação delas em debates eleitorais. Também dispõe sobre os crimes de divulgação de fato ou vídeo com conteúdo inverídico no período de campanha eleitoral. Ótima lei.

Aleluia!

Os reclamos foram ouvidos e começam hoje as inscrições para o Prêmio Elisabete Anderle de 2021. Principal meio de fomento às artes e culturas de SC, distribuirá R$ 5,6 milhões a projetos de todas as regiões do Estado. As inscrições ocorrerão de forma gratuita e virtual até as 23h50 do dia 20 de setembro.

Berro

O ex-presidente Lula está ensandecido com a privatização dos Correios, por ser um “patrimônio do povo brasileiro”. Sim, um patrimônio que foi literalmente saqueado, em bilhões de reais, no seu governo. Cara de pau!

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome