Uma solenidade, às 8 horas da manhã desta quinta-feira, 11,  sob uma grande tenda na Praça del Comune, com execução do Hino Nacional pelas crianças do Centro Municipal de Educação Infantil, abre o 2º Encanto Literário – Feira do Livro de Nova Trento, que vai até sábado, 13, em uma realização da Secretaria Municipal de Educação com a parceria da Associação Beneficente Besenello.

Além da exposição e venda de livros de várias editoras, a feira destaca, na programação, eventos diversos no mesmo local, como dramatizações, narrações, apresentações musicais, breves shows de mágica, além de piquenique na praça, cantigas de roda, teatro de sombras e declamações. Nos três dias todos os alunos matriculados (1.350) na rede municipal, incluindo creches, visitarão o evento.

Destaques 

Um dos destaques é uma palestra com a escritora Ana Raphaella Shemany Coralino de Abreu Nunes, abordando “Os caminhos da leitura”. Ela é autora dos conhecidos  livros infanto-juvenis “A Lua que eu te dei” (editora Appris) e “Mariana” (editora Inverso).

Também com destaque na programação está o workshop “A importância da leitura”, a cargo da professora Otilia Lisete de Oliveira Martins Heinig. Formada em Letras Português-Inglês pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1985), possui mestrado em Educação pela FURB (1995) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003).

Doação de livros 

Outro evento paralelo é uma campanha de doação de livros (somente de poesia, conto ou romance) que começou nas escolas segunda-feira, 8, com a disponibilização de uma caixa. Outra caixa estará disponível a partir de hoje na feira até sábado. Todos os livros serão doados às escolas.

Homenagens

A Feira do Livro também terá espaço reservado para a Academia de Letras de Nova Trento, com noite de autógrafos, contação de história e uma solenidade especial, às 20 horas desta sexta-feira, com entrega de comendas aos neotrentinos Wilson Mário Sgrott, Maria do Carmo Tridapalli Fachini, Isabel Bosio Costa e ao maestro e regente da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, José Nilo Valle.  O critério usado pela Academia na concessão da honraria foi que os homenageados fossem nascidos em Nova Trento.

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome