Com missa ou celebração da palavra, a Paróquia São Virgília já tem definida sua programação de atos religiosos pela passagem do Dia de Finados, em 2 de novembro. No Centro serão celebradas missas às 16 horas no Cemitério Municipal e às 19 horas na Igreja Matriz São Virgílio.

Durante todo o dia 2, os padres Jacob, Pedro e Flávio e os diáconos Evaldo e Edimundo presidirão atos nos cemitérios das seguintes localidades e horários: Ribeirão Veado, 8 horas; Trombudo, 10 horas; Casa das Irmãs/Centro, 16 horas; Conquista, 8 horas; Aguti, 10 horas; Baixo Pitanga, 8 horas; Alto Pitanga, 10 horas; Valsugana, 15 horas; São Valentim, 17 horas; Baixo Salto, 8 horas; Alto Salto, 10 horas; Vigolo, 8 horas; Morro da Onça, 10 horas; Indaiá, 8 horas; e Claraiba, 10 horas.

Cemitério Municipal ganha torneiras –  O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) informa que acaba de instalar 12 novas torneiras no Cemitério Municipal (foto). O trabalho foi concluído na última semana, com o objetivo de facilitar o acesso à água para a limpeza dos túmulos e para consumo humano, já que é potável. Em outros anos o Samae disponibilizava uma caixa d’água para a limpeza mas neste ano decidiu-se pela instalação de torneiras para que a limpeza dos túmulos ficasse mais prática.

Além de  do Samae, a Secretaria Municipal de Obras vem dedicando cuidados especiais ao Cemitério Municipal. Recentemente disponibilizou de forma permanente dois contêiners para receber diferentes materiais, como restos de construção ou sobras de obras de túmulos. Outras duas melhorias foram na iluminação, com mais postes, e na limpeza geral, inclusive no entorno.

Esse será o primeiro feriado de Finados dos últimos anos sem mais uma velha angústia: a falta de espaço no cemitério, que começa a ter uma solução com a recente liberação da licença ambiental, pelo governo estadual, da área de ampliação, onde as obras previstas ainda não iniciaram. Mesmo assim já foram feitos quatro sepultamentos no local. Neste espaço, de 0,08 hectare útil para sepultamentos, ficarão dois módulos de gavetários, túmulos e ossuário.

O projeto arquitetônico e paisagístico da área de expansão  prevê 184 gavetas, 34 túmulos e 256 lóculos de ossuário.  Embora não haja ainda nenhuma lei ou regramento, se prevê que a ocupação do ossário, do gavetário e dos túmulos não seja gratuita. Uma lei municipal deverá resultar na regulamentação, como já existe na maioria dos municípios.

   

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome