O início das aulas nas escolas municipais acontece segunda-feira, 10. Até lá os professores, gestores, coordenadores, atendentes e profissionais de serviços gerais da rede municipal de ensino participam de formação pedagógica continuada, no Salão Paroquial São Virgílio.

Anteontem,  3, os profissionais da educação básica nas etapas da educação infantil e ensino fundamental receberam orientação pedagógica e administrativa sobre princípios básicos da Proposta Municipal de Educação, Nova Diretriz Curricular e Plano Municipal de Educação. A orientação esteve a cargo do secretário adjunto da Secretaria Municipal de Educação, professor Moacir Facchini e da diretora de ensino Fabiana Marchiori.

Foto: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Nova Trento

Ontem, 4, a consteladora Marilise Einsfeldt enfocou “O lugar do professor – A Pedagogia Sistêmica nas escolas”.  E hoje, 5 o tema abordado foi “Planejamento Pedagógico na Perspectiva da Diretriz Curricular Municipal”, orientado pelo especialista Valdir Nogueira.

A formação iniciou dia 28, com um encontro voltado para a área da educação infantil. Atendentes e funcionárias de serviços gerais das creches acompanharam palestra com o tema “A importância do lugar de cada um”, ministrada por Fernanda Espíndola, sob a orientação de Lilian Fontaneli e Ana Miria Cipriani. Já as nutricionistas Adriana Gonçalves Santos e Carolina Estuqui passaram orientações sobre técnicas de higiene e manipulação de alimentos.

Rede estadual

Para algumas cidades do Estado, as aulas na rede público estadual  começaram ontem, quarta-feira, 5, como nos municípios das Coordenadorias Regionais de Jaraguá do Sul, Canoinhas, Lages, São Joaquim, Campos Novos e Curitibanos.  Na Coordenadoria de Brusque, a qual Nova Trento está jurisdicionado junto com Botuverá, Canelinha, Guabiruba, Major Gercino, São João Batista e Tijucas, além de Brusque, e onde fica a única escola da rede estadual, a E. E. B. Francisco Mazzola –  o ano letivo inicia amanhã, 6.

O ano letivo de 2020 da rede estadual terminará no dia 16 de dezembro e o recesso escolar será entre 20 de julho e 2 de agosto. Adequações no calendário podem ser feitas pelas escolas, juntamente com as Coordenadorias de Educação, de acordo com as necessidades e atividades locais e regionais. Ainda assim, é obrigatório o cumprimento à legislação, que determina o mínimo de 200 dias letivos e 800 horas-aula. A exceção fica por conta das escolas que aderiram ao Novo Ensino Médio, que devem cumprir no mínimo 1000 horas-aula de atividades.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome