Governança

Especialistas comentam cada vez mais a nova jogada do bilionário catarinense Luciano Hang, que é abrir o capital da sua rede de lojas Havan e entrar na Bolsa de Valores. A expert Ana Paula Tozzi, da AGR Consultores, aponta um “risco” que os investidores deveriam considerar, segundo ela: a excessiva centralização dos comandos em Hang. Não custa lembrar que esse foi (e ainda é, em parte) um problema comum em grandes conglomerados catarinenses; alguns reagiram em tempo, profissionalizaram suas gestões e sobreviveram, enquanto outros, nitidamente familiares, com suas inevitáveis disputas de poder e vaidades, desapareceram.

Terceiro parecer

A defesa do governador Carlos Moisés, da vice, Daniela Reinehr, e do secretário da Administração, Jorge Tasca, entregue anteontem na Assembleia Legislativa, que analisa pedido de impeachment contra os três, não só junta pareceres do Ministério Público de SC e do Tribunal de Contas do Estado apontando para a ausência de qualquer ato ilegal praticado pelo trio (suposto aumento salarial para procuradores do Estado) como um terceiro, que poucos sabiam existir até então, e produzido pela procuradoria jurídica do próprio Legislativo,  apontando pela inexistência de indício de crime de responsabilidade do chefe do poder Executivo. E agora?

Campanha abusiva

Na sessão virtual de anteontem do Senado o senador Esperidião Amin (PP-SC) fez uma dura e veemente crítica, ouvida atentamente pelos demais colegas, à Secretaria-Geral da Mesa e à Advocacia-Geral da instituição, por fazer  “intervenção em prol da causa” pela reeleição do seu presidente, Davi Alcolumbre. Para lembrar: Amin e os outros dois senadores de SC (Dario Berger e Jorginho Mello) protocolaram uma petição no Supremo Tribunal Federal para que os atuais presidentes da Câmara e do Senado não possam concorrer à reeleição nas eleições internas do Congresso previstas para fevereiro de 2021. A vedação está na Constituição.

Telemedicina

A telemedicina, na qual SC saiu na frente há mais de cinco anos, está mostrando toda sua utilidade na atual pandemia. Equipes médicas de vários hospitais catarinenses que atendem pacientes com covid-19 participam diariamente de teleconferência coordenada por grupo  multidisciplinar do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, que recebe relatórios clínicos para análises e ajudam na produção de diagnósticos assertivos, caso a caso, se for preciso. Muitas vidas têm sido salvas.

Chapa pura

O partido Novo de Florianópolis fez sua convenção anteontem e oficializou o advogado, professor universitário, pesquisador e escritor  Orlando Silva, 47 anos, para candidato a prefeito, e o médico oftalmologista e empreendedor Luiz Barboza Neto, 68 anos, para vice, em chapa pura, sem coligação. Os dois, como os candidatos a vereador, passam por processo seletivo.

Pré-condição

Nos próximos dias vai para votação no plenário da Assembleia Legislativa interessante projeto que veda homenagens, com a denominação de bens públicos, como ruas, praças, auditórios e rodovias, com o nome de pessoas condenadas por crimes que atentem contra a dignidade humana,  economia popular, administração pública,  meio ambiente e à saúde pública, entre outros. Aliás, se valesse para “homenageados” já falecidos….

Animais de rua

No mesmo território catarinense onde se tentou acabar com o latido de cães, outro projeto, em tramitação no Legislativo estadual, do deputado Marcius Machado (PL), pretende respaldar legalmente a iniciativa de qualquer pessoa que queira disponibilizar, em espaços públicos, alimento e água a animais abandonados.

Novidade velha

Na irreverência que o notabilizava, o memorável colunista ilhéu Beto Stodieck noticiou, pouco antes de morrer, há 30 anos, que o então Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) finalmente havia aprovado, “sem ressalvas”,  projeto que o consórcio  de empresas Kobrasol, Cassol, Koerich, Pedrita e Portobello desenvolveu para uma deslumbrante marina da Avenida Beira Mar Norte. “Agora, sai, sim”, finalizou. Se passaram 30 anos e nada. A novidade, agora, vem do Tribunal de Contas do Estado que esta semana autorizou a Prefeitura a concluir os procedimentos relativos ao edital de concorrência internacional para concessão do empreendimento por um período de 30 anos. Não é de se duvidar se passarem mais 30 anos e nada for feito.

Mesários

Apesar das contingências impostas pela pandemia, Tribunais Regionais Eleitorais de todo país, inclusive o de SC, vêm registrando um recorde de inscrições de mesários voluntários para as eleições municipais de novembro, em comparação às eleições gerais de 2018. As inscrições ainda não terminaram.

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome