No mês de prevenção ao câncer de mama, o Governo do Estado  lança a campanha “A cor da esperança é rosa”, com ações que vão desde a busca pelo diagnóstico precoce até a cirurgia de reconstrução mamária. Por conta disso, o governador Jorginho Mello e a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto receberam segunda-feira, 2,  representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Catarina,  para uma café da manhã e anúncios importantes na Casa D´Agronômica, residência oficial do governador, em Florianópolis. Nova Trento esteve representada pela presidente local da RFCC, Dorotéia Cadorin.

Em Santa Catarina 58 mulheres aguardam pelo procedimento. Buscando reduzir a espera e trazer dignidade, estão sendo organizados mutirões de reconstrução mamária. Neste sentido, 21 pacientes já foram direcionadas ao Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), de Joaçaba, onde estão passando pelo processo de consulta de avaliação para a realização da cirurgia.

No Estado, 10 hospitais estão habilitados para realizar o procedimento de acordo com a portaria do Ministério da Saúde (MS), que institui a estratégia excepcional de ampliação do acesso à reconstrução mamária em caso de mulheres com diagnóstico de câncer de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome