Uma semana após decidir pela instalação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), inicialmente para atender exclusivamente pacientes de covid-19 no Hospital Imaculada Conceição, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde e Casa Civil, sinalizou hoje, 29, ao prefeito Gian Voltolini, sua decisão de disponibilizar imediatamente R$ 1.219.000 para a realização da segunda etapa de ampliação do mesmo hospital.

Nesta quarta-feira 30, o prefeito estará em Florianópolis para detalhar algumas questões quanto à licitação, que pode ser dispensada, já que está em vigor decreto de situação de emergência devido à pandemia, entre outras questões de ordem burocrática.

A primeira etapa das obras do hospital se encaminham para a fase final, que é a estrutura física, em dois pavimentos, com reboco, pisos, pintura e outros serviços, para abrigar 35 leitos. A segunda etapa compreende a execução de serviços especiais diversos, principalmente para acolher centrais oxigênio e gás, esterilização, higienização e de material, entre outras, que exigem extrema expertise por parte da empresa ou empresas contratadas.

Rapidez

A pandemia de covid-19 e os números preocupantemente crescentes em Santa Catarina e em Nova Trento são os motivos para que os encaminhamentos sobre o assunto sejam tão rápidos. Na semana passada, em visita a Nova Trento, a deputado estadual Altair da Silva (PP) foi intermediário de um pedido do prefeito para que o Governo do Estado estudasse a possibilidade de ajudar financeiramente o município na realização da segunda etapa da ampliação do hospital e, assim, garantir com mais tranquilidade o atendimento de pacientes de covid-19. O mesmo hospital já tem 23 leitos reservados de forma permanente para atender doentes de covid-19.

Gian Voltolini deixou claro ao governo estadual, através dos secretários da Casa Civil e da Saúde, que se reportaram ao governador Carlos Moisés, que após o fim da pandemia os 35 leitos serão vocacionados para atender a demanda decorrente de cirurgias eletivas e de mutirões de cirurgias, já que o Imaculada Conceição tem este credenciamento há mais de dois anos, pelo próprio governo estadual, que o qualifica como uma referência.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome