Maurizio Fugatti, presidente da Província Autônoma de Trento, na Itália, publicou nota no site oficial do governo trentino, com data de ontem, 7 de janeiro, em resposta a Manifesto de Solidariedade enviado por entidades civis e poder público de Nova Trento em dezembro do ano passado, em face à tragédia climática ocorrida em outubro de 2018 na região italiana em questão.

“É um belo gesto de solidariedade vindo do outro lado do oceano, de uma comunidade que acolheu um convite lançado pela Província de Trento, através do seu Escritório de Imigração, procurando envolver as comunidades trentinas no exterior através da Campanha Calamità Trentino”, inicia a nota do governante.

Acrescenta, ainda: “Uma prova de como os laços entre o Trentino e a comunidade criada no mundo da imigração continuam sendo sólidos e concretos, mesmo após mais de um século das primeiras partidas”.

Fugatti finaliza: “Da parte nossa, não podemos deixar de declarar a todos os habitantes de Nova Trento um sincero obrigado. A vossa iniciativa é uma mão estendida que seguramos com verdadeiro afeto”.

 Manifesto enviado pelos neotrentinos

Em dezembro passado, várias entidades da sociedade organizada de Nova Trento enviaram à Itália o que foi chamado de  “Manifesto de Solidariedade”, em que expressam seus sentimentos e prometem ajuda diante de fortes intempéries naturais que afetaram a região norte da Itália em outubro do ano passado, causando enormes perdas materiais, financeiras, simbólicas e turísticas, entre outras.

 O texto enviado é o seguinte:

“Talvez a característica que mais una os trentinos aos neotrentinos seja a tenacidade. É a constância da perseverança, aquela garra impossível de se traduzir em palavras porque se revela exatamente nos momentos mais difíceis. O povo trentino cai, sente as dores mais profundas, os sofrimentos mais intensos, mas transforma a queda em impulso para se reerguer. Foi assim durante a história, está sendo hoje.

Irmãos! Cientes de que vosso território enfrentou o mais intenso fenômeno meteorológico dos últimos 150 anos, manifestamos nossa sincera solidariedade com a certeza de que sabemos exatamente o que significa tão devastadora situação. Enfrentamos catástrofes semelhantes em 2008 e 2011 e, nas duas, recebemos mãos estendidas, seja das instituições trentinas, seja do poder público trentino, seja dos amigos trentinos. Nunca iremos nos esquecer tão generosa e honrosa atitude.

Gostaríamos de estar escrevendo estas palavras sob outro aspecto, mas a natureza é implacável, ela apenas existe e seus desígnios são muito maiores do que a vontade humana. Os efeitos da chuva, do vento, das inundações e deslizamentos que iniciaram em 29 de outubro e persistiram até 2 de novembro de 2018 vão exigir cerca de 300 milhões de euros para a recuperação dos danos.

Nós, neotrentinos, vamos fazer o que for possível para conseguir reunir valores que possam colaborar nessa reconstrução. Estaremos unidos com afinco na campanha Calamità Trentino. A sociedade já está se mobilizando e o faz com todo o amor. É o que chamamos de solidariedade. É o que podemos chamar também de dever, um esforço espontâneo que apenas vai recompensar um pouquinho de tudo o que vocês, trentinos, já fizeram por nós.

Porém, muito acima da campanha, nosso manifesto quer externar os mais profundos sentimentos de consternação pela tragédia ocorrida. Muito além das perdas materiais, há a tristeza pelas perdas simbólicas, pelas vidas humanas, pela destruição de locais que eram símbolos históricos e turísticos.

Não desanimem, irmãos trentinos! Nós, aqui, vencemos a tragédia, e vocês também a vencerão! Recebam nosso apoio, a nossa força, o nosso carinho. Fica o nosso reconhecimento e aplauso às ações governamentais, de proteção civil, dos bombeiros e de todos que, direta ou indiretamente estão atuando para minimizar os efeitos dessa tragédia. Estaremos juntos, sempre! Um grande abraço

Nova Trento, 17 de dezembro de 2018


Assinam: Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Neotur, Sicoob, Voleibol Nova Trento, Santuário Santa Paulina, CDL, I Pargoleti, O Trentino, Paróquia São Virgílio, Grupo Folk Nea Tridentum, Banda Padre Sabbatini, Associação Beneficente Besenello, Nova Trento Team, Circolo Trentino de Nova Trento, Casa dei Nonni, Academia de Letras de Nova Trento, Conselho Comunitário de Segurança, Polícias Civil e Militar e Defesa Civil e comunidade em geral.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome