O Hospital Dona Helena, de Joinville, fez a entrega, ontem, 11, como doação, de um respirador mecânico que estava em desuso, para o Hospital Imaculada Conceição, de Nova Trento. O equipamento será usado em pacientes diagnosticados com a covid-19 e a estimativa é que possa atender até 10 pessoas.

Conforme o secretário de Saúde, Adauton Raulino, o aparelho não será utilizado apenas no período da pandemia da covid-19, mas também em outras enfermidades no futuro. Nova Trento registra até o momento apenas um caso de coronavírus, já recuperado. Foram notificados 27 casos, sendo 26 com resultados negativos, conforme boletim divulgado nesta segunda-feira, 11, pela Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário.

Campanha

O Hospital Dona Helena integra a campanha “+respiradores”, com a participação de outros hospitais e do Senai, que faz a recuperação para doação. A empresa SLS Hospitalar, outra parceira, faz o treinamento básico sobre como proceder na manutenção do equipamento.

A ação engloba toda a logística de buscar os aparelhos nos hospitais, levar até o centro de manutenção montado no SENAI, e proceder o conserto com a mão de obra técnica treinada para esta finalidade. Depois de funcionando, retorna para o hospital de origem para ser usado no combate ao novo coronavírus ou, em alguns casos, doado, como foi o caso de Nova Trento.

O equipamento chega até o SENAI, que faz toda a avaliação elétrica, eletrônica, pneumática e mecânica e, depois, a manutenção. Se precisar comprar peça, as empresas parceiras fazem a aquisição e doam para a iniciativa. A logística de coleta e entrega é feita pela General Motors e conta com apoio da Defesa Civil e do Aeroclube de Santa Catarina, que disponibilizou nove aeronaves.

Nacionalmente, a ação, que hoje conta com 45 pontos de manutenção, estima receber até 3.600 equipamentos para conserto. Já recebeu 1737 – dos quais 316 entregues, 191 em processo de calibração para serem devolvidos, 840 em manutenção e 283 em triagem.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome