A partir do dia 5 a Praça del Comune exibirá um busto do neotrentino Walter Fernando Piazza, notável intelectual catarinense e destacado historiador. Se fosse vivo, comemoraria agora 100 anos.
Walter Fernando Piazza nasceu em 6 de novembro de 1925 e faleceu em 10 de fevereiro de 2016. Fez os estudos primários no Colégio Santa Cecília, Grupo Escolar Pereira Passos e Curso Victor, todos na cidade do Rio de Janeiro. E, o curso secundário no Colégio Santo Antônio, em Blumenau.
Cursou o bacharelado e a licenciatura em Geografia e História na Faculdade Catarinense de Filosofia, depois incorporada à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), instituição da qual tornou-se doutor e livre-docente em História – História do Brasil. Foi funcionário público, jornalista, folclorista, professor secundarista e universitário, arqueólogo, geógrafo e historiador.
Em sua longa carreira acadêmica, construiu uma prolífica produção, com cerca de 27 livros, 12 coletâneas sob a sua organização, 10 livros em coautoria e mais de duas centenas de artigos em periódicos da área de ciências humanas, na imprensa diária e nos anais de reuniões científicas no Brasil e no exterior. Esta produção tem como temas o folclore ou as culturas do povo, povoamento, colonização, história eclesiástica e militar, arqueologia e educação, tendo como eixo a História de Santa Catarina ou a história regional, com várias publicações sobre sua terra natal, Nova Trento.