Os 129 anos de Nova Trento tem hoje, 6, um evento gastronômico especial para marcar a data: é a entrega (não pode ser presencial devido à pandemia) do Piatto Nostrano, prontinho, embalado, quentinho e mais incrementado, das 18 às 21 h30, no sistema drive-thru, em tenda decorada e iluminada em frente ao Centro de Eventos Imaculada Conceição (CEIC), onde ele começou a ser preparado em sua cozinha, desde ontem.

Por R$ 25, os últimos cartões de venda do prato podem ainda ser encontrados nos seguintes locais: Auto Posto Nova Trento (Maira), Armazém dos Sabores (Lili), Cantina Italiana, Secretaria de Cultura e Turismo, APP Pedidos 10 e na sede da Associação Neotrentina de Turismo (Neotur).

O Piatto Nostrano na versão 2021 vem um pouco diferente, sem perder sua originalidade. Além da porção normal de polenta assada, queijo e da massa de linguiça assada na chapa, virá com uma porção de repolho refogado e outra de queijo frito na manteiga, à maneira da nossa conhecida “fortaia”. O volume do prato foi pensado para satisfazer plenamente uma pessoa adulta.

PROGRAMAÇÃO DESTE FINAL DE SEMANA

Além da entrega do Piatto Nostrano, hoje, a programação dos 129 anos de emancipação política de Nova Trento segue neste final de semana:

Amanhã, sábado, 7

Live Show de aniversário, transmitido pelo Facebook da Prefeitura, a partir das 18h30, com participação da Banda Padre Sabbatini, Karla Peixoto Studio de Dança e Academia de Música Alan Facchini. As apresentações serão ao vivo, mas sem presença de público, no Circolo Trentino. Nos dois intervalos haverá duas participações: uma do artista plástico Rudi Scaranzo Dazzi, sobre a exposição que está fazendo durante todo este mês na sede da Secretaria de Cultura e Turismo,  e outra de representantes da Companhia de Teatro Dialetale Cuore Trentino, que fará uma curta apresentação teatral.

Domingo, 8

 Missa solene na Igreja Matriz São Virgílio, às 8 horas, seguida do corte simbólico do bolo de aniversário, no Coreto Municipal Nicolau Bado, na Praça del Comune. Estará presente a Banda Musical Padre Sabbatini, para executar os “Parabéns”.

Segunda-feira, 9

Live com o professor Gonçalves Pereira, no canal Nova Trento Trento News, às 19 horas, sobre a história da colonização alemã e polonesa.

Exposição retrata patrimônio neotrentino

A exposição de arte “Cores e Traços de Nova Trento”, abriu a programação oficial dos festejos dos 129 anos de emancipação política de Nova Trento. A mostra, do arquiteto e artista plástico Rudi Scaranto Dazzi, fica aberta até dia 30 na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, na Rua Madre Paulina, das 7 às 17 horas.

As 19 obras em aquarela retratam a influência da arquitetura das edificações do município na memória e cultura de seu povo. Dazzi retratou  alguns dos principais ícones do que ainda resta do patrimônio arquitetônico neotrentino.

A mostra destaca, dentre outros, a antiga residência da família Archer (atualmente de propriedade da família Minatti) no Baixo Salto; os casarões da família Tell, Giacomelli e Sgrot, bem vizinhas, na Rua Santo Inácio, e algumas das mais belas e históricas capelas do município, como as de Santa Ágata e São Roque, além da majestosa Igreja Matriz São Virgilio e os dois santuários. O artista, que estará em Nova Trento neste sábado, vai sortear uma de suas telas, retratando o Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro.

Quem é – Rudi Dazzi atua nas artes plásticas desde 1997, com exposições no Brasil e exterior. Possui obras em acervos públicos e privados no Brasil e no exterior (Itália, Bélgica e Alemanha), museus e espaços culturais em diferentes regiões do país.

Mestre em Turismo e Hotelaria pela Univali, é especialista em Administração com concentração em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Contestado (2000). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1991), atualmente é professor titular da Univali nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Gastronomia e Design de Interiores. Sua experiência profissional na área de Arquitetura e Urbanismo tem ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, Arquitetura de Interiores, com várias obras realizadas, exposições e mostras.

 Breve perfil de Nova Trento

Gentílico: nova-trentino ou neotrentino

Municípios limítrofes; Botuverá, Brusque, Canelinha, Leoberto Leal, Major Gercino, São João Batista.

Distância até a Capital: 80 km.

Fundação: 8 de agosto de 1892.

Administração: prefeito Tiago Dalsasso (MDB, 2021 – 2024)

Área total: 402,118 km²

População total (estimativa IBGE/2019): 14 549 habitantes.

Densidade: 36,2 hab./km²

Clima: temperado

Altitude: 30 m

IDH: 0,748 (alto)

Simbolos: a bandeira de Nova Trento traz as cores da bandeira italiana (que são as mesmas do Estado de Santa Catarina) e denota uma acentuada intenção de resgate das origens europeias da cidade ocorrida a partir de 1960, embora, como se sabe, a colônia tenha sido fundada quase 30 anos antes do território de Trento pertencer à Itália.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome