A Secretaria de Saúde e a direção do Hospital Imaculada Conceição emitiram hoje, 19, nota de esclarecimento acerca de reportagem da Rádio Super 99,9, de São João Batista, acerca da evasão de um paciente de 52 anos, com covid-19, ocorrida anteontem.

A nota diz que o paciente veio encaminhado pelo Hospital de São João Batista no dia 17, e chegou no hospital neotrentino às 18 horas, onde teve que aguardar cerca de 40 minutos por não ter toda  a  documentação necessária, que é de responsabilidade do hospital de origem, como  prescrição médica, histórico de atendimento  e exames. Assim, o hospital neotrentino não pode medicar qualquer paciente sem informações sobre seu histórico.

A nota acrescenta ainda que o paciente foi recebido e avaliado pelo médico, em área isolada por medida de segurança e que em nenhum momento ficou sem visitas dos enfermeiros, estando sempre acompanhado e monitorado pelos profissionais de saúde do estabelecimento hospitalar, mesmo que seu caso não fosse grave.

Por fim a nota esclarece que o paciente, por decisão própria e unilateral, evadiu-se do hospital sem ter autorização ou alta médica. “Nós não temos poder de polícia para segurar o paciente dentro das nossas instalações e pelo grau de importância da sua enfermidade, jamais poderia ter se evadido. É de inteira responsabilidade dele, paciente, a tomada de decisão de sair do ambiente em que estava”.

O caso, seguindo instruções de portaria do Ministério da Saúde, levou o Hospital Imaculada Conceição a formalizar um boletim de ocorrência, na Delegacia de Polícia Civil.

 

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