Giovani Voltolini, 31 anos, com graduação superior em Gestão de Tecnologia da Informação pela Faculdade Senac, de Florianópolis, e servidor público municipal concursado em 2015 lotado no setor de tecnologia da informação, é o novo diretor do Hospital Imaculada Conceição, substituindo Robson de Almeida, que deixou o cargo há dois meses. Giovani, que não tem parentesco com as famílias neotrentinas do mesmo sobrenome, é natural de Porto Belo e reside em São João Batista.

Do secretário da Saúde, Maxiliano de Oliveira, a quem ficará subordinado, Giovani tem várias prioridades mais imediatas, como a implantação do prontuário eletrônico e a retomada das cirurgias eletivas, paradas desde outubro do ano passado e que recomeçaram nesta semana na área de ortopedia. A partir de fevereiro voltará a funcionar uma espécie de agenda semanal, com cirurgias em diferentes modalidades (vascular, otorrinolaringologia e geral) de segunda à sexta-feira.

Giovani Voltolini, novo diretor do Hospital Imaculada Conceição. Foto: Divulgação

Entre outras metas de curto prazo está a aprovação do projeto, pela Vigilância Sanitária do Estado, de reforma do centro de parto normal. Ainda está em pré-projeto, para ser enviado à mesma Vigilância Sanitária, a ampliação da cozinha, copa e refeitório do hospital.

Outros dos maiores desejos do secretário Maxiliano é conseguir viabilizar no Hospital Imaculada Conceição a Unidade de Cuidados Prolongados, cujo projeto já está aprovado pelo Ministério da Saúde. Neste espaço seriam atendidos pacientes de pós-operatório de grandes hospitais da região que não precisam mais ficar em unidades de terapia intensiva ou ocupando os tão disputados leitos. Poderiam ficar em outros hospitais de referência e aparelhados, como o de Nova Trento.

Dentre outras metas de Max e Giovani destaca-se também o projeto da nova ala do hospital, com 35 leitos, aprovado pela Vigilância Sanitária. Com 750 metros de área construída, compensará a devolução de uma ala atual do hospital, com 25 leitos, para a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. A devolução, que deve ser feita nos próximos quatro anos, fez parte do acordo entre a Prefeitura e a ordem religiosa que resultou na municipalização do estabelecimento hospitalar.

Prontuário eletrônico

Um dos projetos mais avançados e modernos que o Hospital Imaculada Conceição deverá concretizar brevemente é o do prontuário eletrônico. Os 170 funcionários da Secretaria da Saúde já estão sendo treinados pela empresa Start Service em curso que começou dia 7 e vai até o final deste mês.

Pelo prontuário eletrônico será possível unificar todo o processo de informações de todas as pessoas atendidas na área de saúde do município. Cada uma terá um cadastro, computadorizado, onde ficará guardado todo seu histórico (resultados de exames, quando foram feitos, diagnósticos, medicamentos receitados, etc.), recebendo atualizações permanentes e assim fornecendo aos serviços de saúde as melhores orientações em qualquer procedimento, normal ou de emergência.

Pelo mesmo sistema é possível, e será feita, a implantação de sistemas administrativos, como gerenciamento de estoque, farmácia, georreferenciamento, controle de frotas, benefícios, relatórios, controle de produção e de indicadores, ouvidoria online e portal de transparência.

 A Start Service é uma empresa fundada em 2014. Nasceu para atender a demanda crescente de apoio à gestão  de saúde pública visando o aumento do faturamento e captação de recursos para o município, assim como realizando auditoria, controle e avaliação para atender seus objetivos operacionais e estratégicos.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome