Uma audiência pública, no próximo dia 27, às 19 horas, no plenário da Câmara de Vereadores, analisará o impacto de vizinhança decorrente da instalação da Funerária Nossa Senhora do Bom Socorro, na Rua Padre Afonso Kurzo, esquina com a Rua 263, no Centro de Nova Trento.

O estudo de impacto de vizinhança, conhecido como EIV, é a ferramenta que serve como meio preventivo a danos ambientais na vizinhança, assim compreendida os residentes no local do empreendimento e seu entorno, bem como aqueles que por ali transitam.

Mais de 80% da obra está concluída com um total de 436,68 metros quadrados, dos quais 238,52 da funerária e 198,16 de uma residência unifamiliar na parte superior da construção, que tem dois pisos.

O prefeito Tiago Dalsasso justificou a realização da audiência pública alegando diversos motivos, a começar pelo fato de o município não possuir no seu quadro de servidores equipe multidisciplinar contendo urbanista para, conforme o artigo 267, do Plano Diretor Municipal, proceder com a análise do estudo de impacto de vizinhança que o empreendimento, se for concretizado, poderá ter.

Ademais, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural (CMDUR) considerou-se não habilitado para proceder com tal análise, sugerindo a convocação de audiência pública para apresentação e participação popular com o objetivo de procedê-la e ajudar a identificar, se for o caso, não só os impactos a serem gerados pelo empreendimento como também seus reflexos na qualidade de vida da população residente na área e suas proximidades.

Na audiência pública será apresentado o empreendimento, sua localização, características, legislação ambiental, diagnóstico ambiental, identificação e avaliação dos impactos ambientais na vizinhança, ações mitigadoras e conclusões.

A audiência será conduzida pelo presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural. Os documentos referentes ao Estudo de Impacto de Vizinhança já estão disponíveis para consulta na Secretaria da Escola de Educação Básica Francisco Mazzola, no horário de funcionamento da unidade escolar, e também na sede da Prefeitura, no setor de Expediente, das 7 às 13 horas, até o próximo dia 26.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome