Impacto

A tarifa de energia elétrica (8,14%) da Celesc foi a que mais impactou o custo de vida em Florianópolis em agosto, com aumento de 0,69%, quase o dobro de julho (0,35%). Efeito que se estende para outras cidades de SC, lógico. E se trata de tarifa pública. Sempre elas, vilãs da inflação.

Anteparo

Longe de aqui se defender malfeitos e malfeitores. Mas é necessário se fazer a pergunta: porque a Assembleia Legislativa ignorou pareceres do Ministério Público de SC e do Tribunal de Contas do Estado apontando para a ausência de qualquer ato ilegal praticado pelo governador Carlos Moisés, alvo de um processo de impeachment admitido pelo próprio Legislativo? Há ali algo que o cidadão que pensa um pouco quer entender e saber.

Que teatro!

Que comédia, digna de choro, a encenada no Congresso Nacional com ao anúncio de medidas para reduzir o peso da folha dos servidores no orçamento público, mas ressalvando, enfaticamente, que só são válidas para os novos concursados, com efeitos que se devem contar em décadas! Permanecem os atuais e imorais salários de uma minoria, com seus penduricalhos e “direitos adquiridos”. Mais um capítulo da novela “Este país não tem jeito”.

Indignação

O deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB), que é médico, sintetiza a indignação com mais um desvario verbal do presidente Jair Bolsonaro, para quem a futura vacina não será obrigatória no Brasil. Diz ele, com toda razão: “Minimiza (a declaração presidencial) a percepção do perigo e da gravidade da doença e alimenta a descrença no método de vacinação e na ciência”. Em muitos casos, como é esse, se Bolsonaro se calasse seria elevado à condição de estadista.

Emprego

Deve ser desinformação, em primeiro lugar. Com tanto desemprego por aí, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) em SC diz que tem no momento 3.640 vagas de trabalho e que as empresas que precisam têm dificuldades para contratar, até em relação a profissões para as quais exige mínima qualificação. Que vê isso se pergunta: será que tem gente que não quer trabalhar? Pensando bem….

Preito

Escreveu-se aqui que há heróis nessa pandemia e entre eles estão, com destaque especial, os profissionais de saúde. Ciente disso o Parlamento estadual vai agendar uma sessão especial para homenageá-los, em agradecimento pela sua dedicação, que beira o heroísmo. Só quem teve e tem amigos e parentes infectados,  e que se salvaram, podem avaliar a dimensão da entrega dessas pessoas para ajudar seus semelhantes.

Aposentadoria

Por uns desses acasos do jornalismo e sem nunca tem contato pessoal com ele, este espaço acompanha a trajetória do desembargador e manesinho da Ilha de SC Rodrigo Collaço, cujo pedido de aposentadoria do TJ-SC foi aprovado nesta semana. Presidente da corte de 2018 a 2020 e da Associação dos Magistrados Brasileiros, de 1999 a 2003, chamou a atenção por grandes realizações, como a implantação do e-proc, que é o sistema eletrônico de processos mais elogiado pelos operadores do Direito do país. Vai deixar saudades, por tudo que fez, sempre com isenção, independência e justiça. Acima de sempre foi, e certamente será, um gentleman.

Auxílio financeiro

Projeto do senador Jorginho Mello (PL-SC), que prevê a concessão de ajuda financeira às escolas privadas que tenham sido afetadas pela pandemia do novo coronavírus, deve ser votada na próxima semana. Era para ser nesta, mas foi adiada devido a uns acertos com o  ministro da Economia, Paulo Guedes. O senador diz que o governo parece ter entendido “que se as escolas pequenas fecharem, os alunos todos vão para a rede pública, e aí ele vai ter que pagar”. Sem dúvida nenhuma.

Recriação

Carioca radicado há décadas em Itajai, junto com sua família, o secretário Nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior, está realimentando as  esperanças de que seu chefe-mor cumpra a promessa de recriar o Ministério da Pesca, que foi extinto em 2016. Por um tempo foi barulhentamente comandado pela então senadora Ideli Salvatti (PT-SC).

Homenagem

O Canal Brasil homenageará o cineasta blumenauense Sylvio Back, neste mês, com uma programação especial sobre sua obra, que inclui 38 filmes.  Em março passado, quando a pandemia estava começando, ele recebeu o título de “doutor honoris causa” da UFSC. Com 82 anos, goza pleno vigor criativo. Assim que a pandemia passar, vai lançar a antologia de poemas “Silenciário”.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome