Improbidade

A vice-governadora Daniela Reinher tirou do seu, meu e nosso dinheiro, para ir à Brasília no Dia da Independência, e participar de manifestações pró-Bolsonaro e de um evento de direitistas extremos. Mas quem garante que alguns prefeitos, vereadores e congressistas de SC não fizeram o mesmo?

O extremista

Em seu noticiário sobre o joinvilense Zé Trovão, ou Marcos Antônio Pereira Gomes, localizado pela Polícia Federal escondido em um hotel no México, os veículos das Organizações Globo não se referem mais a ele como caminhoneiro, sua profissão. Agora ele é “extremista”.

Motivos

A respeitada analista política e blogueira brasiliense Denise Rothenburg, diz que a falta de combustíveis em Florianópolis – onde ele tem uma popularidade invejável, como atestada na imensa concentração de terça-feira -, foi um dos motivos para Bolsonaro recuar depois do discurso radical pronunciado naquela inesquecível data.

PL

Engrossam as fileiras do Partido Liberal em SC. O senador Jorginho Mello, seu presidente estadual, esteve em Tubarão, quinta-feira, para  oficializar a filiação do prefeito de Capivari de Baixo, Doutor Vicente, e do vice-prefeito de Tubarão, Caio Tokarski, que teve o nome colocado como pré-candidato a deputado federal. Presente, o prefeito Joarez Ponticelli, deu seu aval.

Diferenças

Enquanto permanecem diferentes e divergentes os interesses da  pesca artesanal e da atividade de proteção e turismo de observação de baleias em SC, a tragédia continua. Na atual temporada dos cetáceos pelo litoral catarinense, só em agosto foram 33 casos de mortes no Estado,  29 deles causados pelas chamadas redes de espera. Em poucos países do mundo acontece algo assim, mas não por ação humana.

Violência

O Conselho Estadual de Direitos Humanos foi quem pediu e o Legislativo ficou de marcar uma audiência pública para debater a violência contra as mulheres nos presídios de SC.

Cacique

O jovem prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, será o novo presidente estadual do novo partido que surgirá da fusão nacional entre PSL e DEM. O parto está previsto para o próximo dia 21,  em Brasília.

Estabilidade?

Se existia, poucos sabiam da existência da lei estadual 18.110/2021, de origem legislativa, que previa estabilidade dos servidores públicos temporários durante a pandemia da covid-19, e nos seis meses subsequentes. O TJ-SC julgou-a inconstitucional, nesta semana. Prevaleceu o mais que claro entendimento que é iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo estadual deliberar sobre o regime dos servidores públicos. Cabe a pergunta: para que serve a numerosa e cara Assessoria Jurídica do nosso Legislativo que não vê estas aberrações?

Ídolo de barro

Depois do jogo do Brasil com o Peru, o jogador Neymar desabafou novamente dizendo que não sabe mais o que fazer para ter respeito quando veste a camisa da seleção brasileira. O problema dele não é tanto no campo, é fora dele. Quando, por exemplo, paga “amigos” para ficaram bajulando-o em suas festas, como as que faz em Balneário Camboriú, pode ter uma certeza: terá, cada vez mais, falsos amigos.

Repulsa

É inexprimível o sentimento, de repulsa, beirando o ódio, diante de comportamentos de criminosos oportunistas, como donos de postos de combustíveis na região metropolitana de Florianópolis que aumentaram o preço durante o bloqueio nas rodovias. Por ação do Ministério Público, tiveram que voltar a praticar os mesmos valores de antes do bloqueio. Para meio consolo do consumidor: foram autuados administrativamente pelo Procon e instaurado inquérito policial para apurar possível crime contra a economia popular. Faltou serem presos e obrigados a pagar vultosa indenização.

Pobreza menstrual

O Tribunal Regional do Trabalho, junto com a Associação dos Magistrados do Trabalho da 12ª Região e Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Federal em SC estão lançando a bela campanha “Ciclo Digno”, para  arrecadar absorventes higiênicos e recursos financeiros que serão doados a instituições que acolhem e dão suporte para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome