Maxiliano de Oliveira. Foto: Divulgação

Em nota oficial, o corpo clínico do Hospital Infantil Joana de Gusmão, de Florianópolis, exteriorizou sua contrariedade ao ato do governador Carlos Moisés, endossado pelo secretário de Estado da Saúde, André Mota Ribeiro, pela nomeação do farmacêutico neotrentino Maxiliano de Oliveira, para a direção geral da instituição. Max, que até semana passada era chefe de gabinete da prefeitura de São João Batista, também foi vereador com mandato encerrado em dezembro e secretário municipal da Saúde de Nova Trento.

Na nota os autores criticam a nomeação, “exclusivamente política” feita pelo secretário estadual da Saúde, por ser amigo pessoal do indicado.

A nota, na íntegra:

“O Corpo Clínico do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) vem a público manifestar sua indignação diante dos Atos do Governo do Estado de Santa Catarina e da Secretaria do Estado da Saúde relacionados a gestão administrativa dessa renomada Instituição, em especial, devido à nomeação de caráter estritamente político para o cargo de Diretor Geral.

Desde sua inauguração, em 1979, o Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) é reconhecido pela sociedade catarinense como referência em atendimento pediátrico de alta complexidade no Estado de Santa Catarina. Historicamente, sempre contou com diretores escolhidos pela sua capacidade técnica e profundo conhecimento da Instituição.

Em 04 de janeiro de 2021, o Superintendente dos Hospitais Públicos Estaduais, Dr. Márcio Mesquita Júdice, apresentou formalmente, o médico Dr. Roberto Tobaldini, como novo Diretor Geral a todas as chefias e funcionários do hospital. Profundo conhecedor do hospital, possui formação e extensa experiência em gestão hospitalar, que o qualifica para administrar um hospital desse porte.

O Dr. Tobaldini exerceu a função de Diretor Geral, no período de 4 de janeiro até 02 de fevereiro de 2021, período em que apresentou proposta de uma gestão de caráter participativo e profissional, demonstrando excelência, sendo que já colocou em curso vários projetos, garantindo ampla aprovação do corpo funcional dessa Instituição.

Surpreendentemente, em 03 de fevereiro do corrente ano, o Governador do Estado de Santa Catarina, nomeou o senhor Maxiliano de Oliveira para exercer o cargo, a partir de 03/02/2021. Referida nomeação trata-se de um ato de cunho estritamente político, considerando que, desde 4 de janeiro, já ocupava, em caráter precário, o cargo de Diretor do HIJG o DR. Tobaldini.

Assim sendo, o Corpo Clínico e a Diretoria Técnica declaram repudio absoluto à nomeação política para a Direção Geral do HIJG, e reivindicam o retorno imediato do Dr. Tobaldini à função de Diretor Geral, com a sua definitiva nomeação”.

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome