Na tentativa de ser cada vez mais sustentável, produzindo para consumo próprio boa parte dos alimentos, tanto de origem vegetal como animal, o Instituto Desafio Jovem de Nova Trento, que atende dependentes químicos em recuperação, está recebendo assistência técnica da Prefeitura e do escritório local da Epagri.

A equipe técnica é formada pelo engenheiro agrônomo Victor Alisson Gomes, pela médica veterinária Ana Luiza de Sousa e a estagiária de Ciências Biológicas Maria Luiza Pedrotti Rosa (foto), a convite do instituto (que fica na parte mais alta do bairro Mato Queimado) que pediu orientações e cuidados com hortas, montagem de uma composteira e manejo de suínos.

Quanto a composteira, a orientação recebida foi para uso dos resíduos orgânicos gerados na cozinha da instituição. Orientações também foram dadas sobre o que plantar, cuidados com a terra, adubação e manutenção das hortas.

Na parte de produção animal, a médica veterinária orientou sobre o manejo dos suínos, animais que a instituição cria. Os assuntos abordados foram sobre alimentação adequada, uso de medicação, limpeza e desinfecção dos locais onde os animais ficam.

A equipe técnica e a direção do Desafio Jovem agendaram uma segunda visita, para novas orientações, principalmente quanto ao calendário de diferentes plantações, tipos de composteira, cuidados com a horta e manejo de animais.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome