Foto: Paróquia São Virgilio

O popular e conhecido Irmão Costa, 78 anos, que há décadas prestava serviços diversos, inclusive religiosos, para a Paróquia São Virgílio, mas destacando-se por cultivar e produzir hortaliças, morreu na madrugada de ontem, domingo, na cidade São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, onde estava tratando-se de um câncer. Seu corpo foi transladado para Porto Alegre, onde foi velado e sepultado. Hoje, 26, foi celebrada uma missa em sua memória, às 9 horas, na Igreja Matriz São Virgílio, em Nova Trento.

Valdemiro Costa trabalhou por duas vezes em Nova Trento, durante vários anos. Foi na década de 1980. Morava no então Seminário Nossa Senhora de Fátima. Permaneceu nesse seminário, mesmo quando os seminaristas já não estavam mais,  como responsável pela manutenção da casa e arredores, das hortas e da criação de animais.

Retornou a Nova Trento em 2016 e intensificou a prática no cultivo de horta, ofício que exerceu também em outras residências jesuíticas, como em Porto Alegre e em Salvador do Sul, onde trabalhou nestes últimos anos antes da vinda ao município.

Além de cuidar do seminário, manteve sempre muito contato com os paroquianos. Fez muitas amizades, ajudava nas festas das comunidades, convidado pelas diretorias das capelas para ajudar a assar o churrasco, tanto na paróquia local, quanto nas vizinhas.

  —

“Ele era muito estimado por essa dedicação às comunidades”, escreveu na série de artigos “Jesuítas em Nova Trento”, publicado em “O Trentino”, seu colega de paróquia, o padre Benno Brod.

  —

Valdemiro nasceu em Protásio Alves, perto de Nova Prata, na Serra Gaúcha. Seu aniversário era comemorado  no dia 6 de dezembro. Ele deixa dois irmãos que também são irmãos jesuítas: Domingos e Laudelino.

O padre Benno lembra que é longa a tradição da presença de irmãos nas paróquias dos jesuítas. Assim, em Nova Trento houve a presença de quase sempre algum irmão junto com os padres, desde 1879, com o Ir. Purgatório como membro da primeira comunidade jesuítica neotrentina.  Ao todo, já trabalharam em Nova Trento, desde o Ir. Purgatório até agora, 33 irmãos jesuítas.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome