Itália

São João Batista, no Vale do Tijucas, recepciona, dia 1º de julho, descendentes diretos de um dos imigrantes que fundaram, onde hoje fica o município, a pioneira colônia de italianos no Brasil. São a diretora executiva de uma  empresa de educação internacional especializada em intercâmbio cultural e grupos de viagens a Disney, Elis Busana e seu pai Jaime, acompanhados de inúmeros parentes. A Colônia Nova Itália foi fundada em 1836.

Emoções à vista

A pesquisa divulgada terça-feira pelo Paraná Pesquisas pela disputa do Executivo estadual deixa claro que teremos muitas emoções até a eleição. Emboca Carlos Moisés (Republicanos), lidere com folga de 25,4% das intenções de voto, os demais postulantes estão ali, no entorno: Jorginho Mello (PL),15,5%; Esperidão Amin (PP), 12,1%; e  Gean Loureiro (União Brasil), com 10,6%. Disseram que votarão em branco, em nenhum ou anular o voto, 9,1%; 9,7% não souberam ou não responderam.

 Virada

A coordenação da campanha de Lula incluiu SC entre as unidades da federação em que há necessidade de virada, como o é também o Distrito Federal, Acre, Roraima e Rondônia.

Contradição

O MDB estadual utiliza o espaço que lhe é concedido gratuitamente nas emissoras de rádio e TV  para jactar-se, “com orgulho”, de ser a maior agremiação partidária de SC, o que chama a atenção por não ter sido capaz de formar uma chapa majoritária própria para concorrer ao Executivo estadual. Prefere apoiar um candidato fora de suas fileiras, o que suas lideranças não conseguem explicar de forma convincente. O ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, um notável e incansável “soldado do partido”, que o diga.

Espetada  

Imediatamente depois do desacerto no pretendido apoio do PP à reeleição de Carlos Moises para governador, o pré-candidato e senador Esperidião Amin decidiu partir para o ataque. Disse, com todas as letras, num encontro com pré-candidatos ao Legislativo estadual e Câmara dos Deputados, “que quem vai ganhar o governo serão os votos e não verbas e promessas”.

Solitário

Este espaço acionou seus radares e nada captou. Nenhuma organização política (o Legislativo estadual, por exemplo, que tem aprovado moções de aplauso no atacado), universitária e mesmo literária, congratulou-se, de forma pública e oficial, com o escritor catarinense Godofredo de Oliveira Neto pela sua eleição como o mais novo imoral da Academia Brasileira de Letras.

Aberração

O sinistro Centrão, através de proposta de emenda à Constituição, quer dar ao Congresso o poder de mudar decisões do Supremo Tribunal Federal. É certo que os “supremos” do momento viraram desacreditados ativistas, em sua missão de interpretar a Carta Magna. Mas o que quer o Centrão, afinal, senão afrouxar as medidas de combate à corrupção e assim garantir a impunidade?

Caça ilegal

Entristece saber da prisão em flagrante, esta semana, de oito homens portando 23 armas de fogo, 1.189 munições, 11 animais abatidos e 66 apetrechos para prática de caça, que é ilegal quanto medieval, nas cercanias de Garuva, no norte de SC.

ACIC

Comemoram-se nesta semana os 45 anos de atividades da Associação Catarinense para Integração do Ceco (ACIC), sempre realizando, não raro com dificuldades, um notável serviço de inclusão social das pessoas cegas e com baixa visão, ajudando-as na sua efetiva integração na sociedade.

Fora da pauta

Num momento de tanta tensão política, o Senado resolveu amenizar os nervos e retirou de pauta um projeto que iria dar muita gritaria. Ele alteraria o Código Penal para criminalizar os olhares fixos e reiterados com conotação sexual e de forma invasiva, de autoria da senadora Rose de Freitas (MDB-ES).

Turismo de negócios

A ExpoSuper, Feira de Produtos, Equipamentos e Serviços para Supermercados, volta a acontecer de forma presencial de 21 a 23 deste mês em Joinville, após dois anos devido à pandemia. Não  é aberta ao público em geral, por ser focada em conectar indústrias fornecedores e supermercadistas, ainda assim, concentrando milhares de pessoas e prevendo mais de R$ 500 milhões em negócios. A iniciativa é da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), que este ano comemora 50 anos de fundação.

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome