Por ser neotrentina, nascida em Vigolo, ter morado na Itália e, coincidentemente, naquele dia, estar de férias e em visita a Vigolo Vattaro, onde nasceu Santa Paulina, Valdirene Dalla Brida acabou sendo a ilustre “madrinha” de um dos mais significativos atos que os italianos de lá fizeram para aqueles que partiram para o Brasil em 1875 e, em especial, para também marcar a passagem dos 79 anos de morte de sua cidadã mais ilustre. 

Valdirene Dalla Brida e o prefeito de Alto Piano della Valsugana, Paolo Zanlucchi, diante da “Estátua da Recordação”. Foto: Divulgação

No ultimo sábado, 10,  na praça principal de Vigolo Vattaro, foi inaugurada uma escultura em madeira, denominada “Estátua da Recordação”. Pouco antes, centenas de moradores de Vigolo Vattaro, em ato organizado pela Igreja Católica local, Associação Trentini nel Mondo, Província de Trento, Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição e Prefeitura de Alto Piano della Valsugana (a qual pertende Vigollo Vattaro, que já foi municipio e agora é distrito) fizeram uma caminhada pelo percurso que a então pequena Amábile Wisentainer fazia quando ali morava até 10 anos de idade.

O trajeto começou pela igreja local, onde Amábile foi batizada, seguindo para a casa onde morou e terminando na praça de Vigolo Vattaro com a inauguração da escultura feita pelo artesão e escultor local Maurício Sussadelli. A árvore foi retirada dos restos que sobraram de uma grande tempestade ocorrida na região em 2018, que provocou imensos estragos e várias mortes.

Durante semanas de trabalho, Sussadelli produziu uma escultura de mais de dois metros de altura. Conforme descrição feita por ele mesmo, o rosto de mulher representa a mãe terra; as raízes, no que seriam os cabelos, as origens de nossa  gente; e as duas mãos abertas em abraço seria o elo entre os italianos que lá ficaram e os que emigraram em 1875.

Na base, de metal, da estátua, estão escritos os nomes das familias que de lá partiram no dia 25 de setembro de 1875, para o Brasil e com paradeiro final em Nova Trento. Dentre eles, além de Amabile Wisentainer e seus pais,  o trisavô da “madrinha” Valdirene Dalla Brida.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome