Leve, livre e solta

O fato de não estar filiada a nenhum partido está deixando a governadora interina, Daniela Reinehr livre como uma andorinha. Nesses primeiros dias no cargo tem feito contatos com lideranças das mais diferentes e antagônicas siglas partidárias. A destacar que o ex-deputado federal Paulinho Bornhausen virou uma espécie de conselheiro dela. A propósito, Daniela tem muita simpatia pela deputada federal Ângela Amin. Detalhe: os três personagens citados têm ascendência alemã.

Filme velho

Para conferir na segunda-feira: será que, novamente, a Praia do Rosa, em Imbituba, vai ser uma espécie de símbolo negativo, pelo menos em SC, de tudo que não é recomendado por estes dias de terrível pandemia?  As seguidas aglomerações durante todo o verão expôs algo grave: falta generalizada de autoridade.

Tucanato em alta

O PSDB de SC festeja nova filiação. É da deputada federal Norma Pereira, que já foi vereadora por duas vezes em Canoinhas e em 2018, concorreu a Câmara dos Deputados, conquistando 24.626 votos. Ficou com a segunda suplência da coligação. A primeira era de Marco Tebaldi, que faleceu em outubro de 2019. Agora, ela assume a vaga de Carmem Zanotto (Cidadania), que assumiu a Secretaria de Estado da Saúde.

Insensatez

O Palácio do Planalto registrou até agora 460 casos de coronavírus entre servidores, e o “dono” da casa, o presidente da República, continua negacionista. Anteontem, quando morreram quase 4 mil pessoas no país,  ainda questionou a necessidade de as pessoas ficarem em casa. Se ao menos se calasse, daria uma contribuição extraordinária.

Navegantes

O edital de concessão do Aeroporto de Navegantes será debatido pela Comissão de Infraestrutura (CI) do Congresso Nacional, em audiência remota, segunda-feira. A discussão foi solicitada pelo senador Esperidião Amin (PP-SC). O edital faz parte da 6ª Rodada de Concessões Aeroportuárias – Bloco Sul, para ampliação, manutenção e exploração de nove aeroportos, com investimentos para os 30 anos de concessão estimados em R$ 2,9 bilhões. Esse grupo de aeroportos movimentou, em 2019, cerca de 12,4 milhões de passageiros. O leilão está  marcado para o próximo dia 7, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

Posição

Não poderia ser mais sincera a opinião da sempre polêmica deputada Ana Campagnolo (PSL) sobre os novos secretários escolhidos pela governadora interina, Daniela Reinehr. Qualificou como “esquerdista” o novo secretário da Casa Civil, Gerson Schwerdt, e carimbou o ex-deputado Leodegar Tiscoski, secretário da Infraestrutura, de “comissionado dos governos Lula e Dilma”.  Marcou posição logo mas primeiras horas da nova titular do Executivo estadual.

Quase unanimidade

Uma pesquisa do DataSenado mostra que 88% dos entrevistados apoiam a compra de vacinas contra a covid-19 não apenas pelo governo federal, mas também por estados e municípios. Além disso, a pesquisa indica que 81% dos entrevistados apoiam a aquisição dessas vacinas pela iniciativa privada.

Audiências gravadas

Por unanimidade, o Conselho Nacional de Justiça aprovou recomendação para que todos os tribunais passem a gravar integralmente as audiências e atos processuais, tanto remotos como presenciais, para dar maior transparência e publicidade aos atos do Judiciário. A proposta foi formulada pela OAB de SC. A decisão vai de encontro com outra medida – aprovada pela Câmara dos Deputados – em relação à integridade das vítimas de estupro ou de importunação sexual. A iniciativa foi uma reação ao caso de Mariana Ferrer, que alega ter recebido tratamento desrespeitoso durante audiência em processo criminal movido pelo Ministério Público de SC contra um homem acusado da prática de suposto crime de estupro de vulnerável contra ela. O comportamento do juiz no caso está, inclusive, em análise pela Corregedoria Nacional de Justiça.

Judiciário suspeito

A ministra “suprema” Rosa Weber determinou a suspensão do inquérito aberto no Superior Tribunal de Justiça para investigar procuradores que integravam a força-tarefa da Operação Lava Jato. Investigação aberta por determinação do presidente do STJ, ministro Humberto Martins. O que espanta: as apurações vinham sendo conduzidas pelo próprio Martins, em sigilo.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome