Brusque recebeu ontem, 5, o evento de lançamento do livro “150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina”, que tem, entre seus autores, três pesquisadores da Universidade do Estado  (Udesc). Foi no auditório da Unifebe e com o selo de sua editora. O ato fez parte das comemorações pelos 150 anos do início da grande imigração em Santa Catarina.

Foto: Divulgação Unifebe

A obra traz uma coletânea que explora a presença italiana em várias regiões do Estado e, particularmente, das primeiras áreas ocupadas pelos imigrantes italianos: os municípios de Nova Trento, Rio dos Cedros e Rodeio.

A publicação foi organizada pelo professor Andrey José Taffner Fraga. Doutorando em Direito, é autor do capítulo “Os 150 anos da grande imigração italiana em Santa Catarina em perspectiva histórica”. Também é autor de diversos livros sobre a imigração italiana para a antiga Colônia Blumenau, com destaque para “Rio dos Cedros nella nostra mente”, em coautoria com o sociólogo italiano Renzo Maria Grosselli.

Foto: Divulgação Unifebe

Outros dois pesquisadores assinam artigos. Um é o professor Norberto Dallabrida, do Centro de Educação a Distância (Cead-Udesc), que é  autor do capítulo “Trentinos e italianos na periferia da Colônia Blumenau”. Também é organizador do dossiê “150 anos da imigração italiana no Vale do Itajaí”, em parceria com o historiador neotrentino Jonas Cadorin. Outro é Malcon Gustavo Tonini, neotrentino que é mestre e doutorando em História pelo Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed). Comparece na obra como   autor capítulo “Memórias da Colônia Nova Itália/SC: a origem da italianidade no Brasil”. Tonini também escreveu o livro “Memórias da Colônia Nova Itália/SC: diálogos entre história oral, memória e ensino de história”.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome