Há poucos dias, na escola Tercilio Longo, na localidade de Santa Maria, município de Benedito Novo, no Médio Vale do Itajai, foi realizado o lançamento oficial do livro “Viver em Comunidade” dos jovens historiadores Aline Maria Girardi e Gabriel Dalmolin, de 24 e 26 anos de idade, respectivamente. O livro relata a história do povoamento nas localidades de Santa Maria e Doutor Pedrinho no início do século 20.
Os autores realizaram uma breve fala para cerca de 150 expectadores, contando todo o processo de desenvolvimento do livro e os principais resultados obtidos ao longo da pesquisa. Depois houve um espaço para a comunidade fazer perguntas e considerações sobre o conteúdo da obra e, em seguida, a sessão de autógrafos.
O livro analisa o processo de formação das comunidades de Santa Maria e Doutor Pedrinho, colonizado por imigrantes de língua alemã, italiana, polonesa e portuguesa na virada do século 19 para o 20. Além disso, aborda temas como educação, religião e história política de Benedito Novo, analisando o processo de emancipação do município na década de 1960.
Conforme os autores, muitas foram as famílias que deixaram Nova Trento e se mudaram para localidades que fazem parte do atual município de Doutor Pedrinho. Entre aquelas estão os Bertoldi, Invernati, Petris, Girelli e Postai, todos de língua italiana em sua maioria e descendentes de trentinos. O livro contempla mais de 50 fotografias, glossário com palavras em alemão, italiano, polonês e nos dialetos locais, e lista dos pioneiros moradores das localidades com seus locais de origem.
Aos interessados em adquirir exemplares podem entrar em contato diretamente com os autores pelo WhatsApp (47) 999906179 ou pelas redes sociais da Historicidade Consultoria e Pesquisa. O livro custa R$ 50 e o valor adicional do frete para todo o Brasil é de R$ 15.