Maconha

Vai dar muito o que falar, mas, afinal, comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou ontem parecer favorável a projeto que legaliza o cultivo no Brasil, exclusivamente para fins medicinais, veterinários, científicos e industriais, da Cannabis sativa, planta também usada para produzir a maconha.

Sobra dinheiro

O portal da revista Veja chamou a atenção, ontem, ao destacar que em meio ao caos orçamentário da pandemia, “sobra dinheiro” em SC, por conta da aprovação, pela Assembleia Legislativa, semana passada, de R$ 350 milhões para que o Dnit execute obras em rodovias federais. Detalhe mais que importante: sem contrapartidas.

Desculpa

Podem ser inúmeros os motivos que levam os jogadores da Seleção Brasileira de Futebol a recuar e decidir disputar a Copa América. Mas um dos principais, talvez o principal, ninguém ousou dizer: se não jogassem não poderiam mais sair às ruas. Com ou sem Tite.

Desmatamento

Acaba de ser divulgado o Atlas dos Remanescentes da Mata Atlântica, um levantamento da ONG SOS Mata Atlântica junto com o Inpe, que mostra o que aconteceu entre 2019 e 2020 com aquele bioma. Foram desmatados 13.053 hectares de floresta nativa, o correspondente a 18 mil campos de futebol. Em SC foram 870 hectares naqueles dois anos. Devastação mesmo foi em Minas Gerais: 4.701 hectares.

Escapada romântica

Na semana do Dia dos Namorados, a plataforma Booking.com selecionou os 10 destinos mais recomendados para escapadas românticas no Brasil. A boa surpresa para SC é a presença de Urubici, conhecida pelas belezas naturais de suas cachoeiras, cavernas, cânions e serras, pousadas e cafés, disputando com destinos consagrados, como Gramado, Campos do Jordão, Ilha do Mel e praias do Nordeste.

Machismo estrutural 1

Gabriela Rollemberg, figura conhecida em Brasília, advogada, co-fundadora da startup Quero você eleita e integrante do movimento Elas pedem vista, também entrou na controvérsia sobre o tratamento dispensado pelos senadores na CPI da Covid às mulheres, em especial quanto à médica Nise Yamaguchi. Gabriela  destacou a intervenção do senador Jorginho Mello (PL-SC) que, mesmo sendo da base governista, interrompeu Nise para pedir que ela fosse mais objetiva em sua fala, “mais econômica” nas respostas. “Ficou evidente a relevância da questão de gênero naquele ambiente de poder, e não apenas a posição profissional e ideológica da convidada”, escreveu a advogada. É o que agora se chama machismo estrutural.

Machismo estrutural 2

Aliás, a tal CPI pôs em evidência a expressão “manterrupting”, neologismo surgido a partir da junção das palavras em inglês “man” (homem) e “interrupting” (interrompendo) para indicar a interrupção desnecessária de uma mulher por um homem, impedindo que ela conclua sua fala.

Balcão Virtual

Sites e portais jurídicos destacam, merecidamente,  mais uma ação do Tribunal de Justiça de SC, por ter concluído, anteontem, a implantação do Balcão Virtual nas 384 varas de 1º grau espalhadas pelas 111 comarcas do Estado. A ferramenta simula o atendimento presencial por uma chamada de videoconferência em função da pandemia da covid-19. O novo canal de comunicação começou a ser implantado no dia 22 de março.

Doação

O governador Carlos Moisés deve transformar em lei projeto da deputada Marlene Fengler (PSD) que permite às autoridades doar bicicletas para instituições beneficentes para que sejam transformadas em cadeiras de rodas, triciclos de corrida para cadeirante ou outros objetos.  A doação só ocorrerá se não forem reclamadas por seus proprietários em até 90 dias, contados a partir da apreensão. Curioso: atualmente SC ocupa a sétima posição nacional em roubo de bicicletas, de acordo com cadastro nacional.

Recuperação

Aqui em SC ainda não se pensou na bela iniciativa do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que assinou lei em que o poder público garante aos pacientes que se infectaram pelo coronavírus e que conseguiram superar a doença, mas com sequelas, o direito, se for o caso, à reabilitação na rede pública de saúde.

Mulheres

Enquanto patina projeto parecido no Congresso Nacional, as vereadoras de Capivari de Baixo, no sul de SC, se adiantaram. Juntas, assinam proposta legislativa para que o Executivo local distribua absorventes para adolescentes e mulheres carentes do município.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome