Mais de 300 escoteiros, além de seus familiares e amigos, são esperados em Nova Trento neste domingo, 2, para duas ações. A primeira é a 6ª Jornada Ecológica Escoteira, reunindo 18 grupos oriundos das mais diversas cidades de Santa Catarina, que farão uma caminhada entre Nova Trento e São João Batista. A segunda envolve o ramo lobinho (crianças de 7 a 10 anos) do Grupo Escoteiro Lobos da Montanha, de Nova Trento, em uma atividade ecológica no acesso ao Morro da Cruz.

O grupo local e os de fora se reunião às 8 horas na praça Getúlio Vargas, de onde partirão. Os lobinhos neotrentinos terão como destino o Morro da Cruz e os demais seguem um roteiro que passa pelo bairro Velha até a Trilha dos Tridapalli, até São João Batista, no Pesque Pague Trainotti. A caminhada continua até o Pesque Pague Sestrem, passando pela ponte pênsil até o ponto final, a cascata do Fernandes. Durante todo o percurso haverá paradas para plantio de mudas e sementes.

Na atividade dos lobinhos um dos convidados é o responsável pelo escritório da Epagri em Nova Trento, o engenheiro agrônomo, ambientalista e ativista Victor Alisson Gomes, acompanhado pelo esposa, Andressa Celis, que é professora da rede pública municipal.

Assim que saírem da praça Getúlio Vargas e tomarem o caminho subindo o Morro da Cruz, os escoteiros terão várias atividades, com participação direta e voluntária de Victor Alisson, interagindo e recebendo informações dele sobre a mata atlântica, as fontes hídricas, a fauna e flora do local, as ameaças que em potencial pairam sobre a vida animal e vegetal e as prevenções que se fazem necessárias. Ao longo do percurso a ação será marcada com o plantio de 10 mudas de árvores nativas doadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome