A Secretaria de Cultura e Turismo está iniciando hoje, 29, o mapeamento cultural do município. Pessoas e grupos que exerçam atividades artístico-culturais devem se cadastrar, gratuitamente, até o dia 14 de setembro.

O objetivo é utilizar os dados para a elaboração do Plano Municipal de Cultura.

“Queremos conhecer os nossos artistas, os fomentadores da cultura em Nova Trento e assim buscar formas de contribuir ainda mais para o desenvolvimento da arte, resgate da cultura e valorização dos costumes da nossa gente”, explica a chefe de serviços do Turismo, Elizangela Cassaniga, que está coordenando a atividade.

No cadastro deve ser fornecido um breve texto descritivo sobre as atividades desenvolvidas, além de informações de contato. O formulário também pode ser preenchido de forma presencial diretamente na Secretaria (rua Madre Paulina, 46, Vígolo). Outras informações podem ser solicitadas pelo telefone (48) 3267-1354 ou pelo e-mail cultura@novatrento.sc.gov.br.

Áreas definidas

Devem se cadastrar todas as formas de manifestação, costumes, que têm relevância para a história do município, como artistas, veículos de comunicação, contadores de história, pesquisadores, prédios históricos, equipamentos culturais públicos e privados, livrarias, locadoras de vídeos, comidas típicas, grupos artísticos e culturais, sítios históricos, universidades, etc.

As áreas definidas pelo decreto 5.520, de 2005 são:

Artes visuais, música popular/erudita, teatro, dança, circo, literatura (livro e leitura), arquitetura e urbanismo, design, artesanato, moda, cultura hip hop, expressões artísticas afro-brasileiras, culturas dos povos indígenas, culturas populares, arquivos, museus, patrimônio material/imaterial, capoeira, cultura alimentar (gastronomia), culturas quilombolas e culturas dos povos e comunidades de matriz africana.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome