Neste mês o diretor do Centro de Memória, História e Patrimônio de Nova Trento, Juliano Mazzola, deu início ao projeto “Memórias de Nova Trento”, que consiste em uma série de palestras sobre a história da imigração no Brasil, colônias da região e patrimônio nas escolas do município.

O projeto foi idealizado pela Secretaria de Cultura e Turismo com o Centro de Memória, História e Patrimônio e tem o apoio da Secretaria de Educação. O objetivo das palestras é resgatar a história oficial e levá-la ao conhecimento dos estudantes do município.

“Dessa forma, eles podem entender melhor o ambiente sociocultural e econômico no qual estão inseridos. Também resgatamos a nossa história extra-oficial, transmitida de geração em geração através de relatos dos antepassados, documentos e registros fotográficos”, explica Juliano.

As palestras são solicitadas pelos professores de História da rede municipal e realizadas de acordo com a necessidade e disponibilidades deles. Com isso, gradativamente, todas as escolas municipais serão contempladas com o projeto.

No dia 8 passado Juliano apresentou uma palestra na Escola de Educação Básica (EMEB) de Aguti, e no dia 12 na EMEB João Bayer Sobrinho, no Distrito de Claraíba. No próximo dia 25, haverá mais uma, para os alunos da escola do Claraíba.

Os temas abordados são quatro: história da imigração da Europa em direção às Américas – causas e consequências; imigrantes no Brasil – as fazendas de café e as colônias imperiais;  as colônias Itajaí – Brusque e Príncipe Dom Pedro – seu povoamento e jurisdição territorial;  e a preservação do patrimônio artístico arquitetônico e cemiterial de Nova Trento.

“Conhecendo a história local, os alunos desenvolvem um maior interesse pela história pois estão inseridos no contexto estudado, o que dá mais emoção aos relatos passados”, ressaltou o diretor do Centro de Memória.

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome