A chegada constante de novos moradores a Nova Trento tem exigido do poder público mais investimentos, principalmente na educação. No Centro de Educação Infantil Padre Rossi, duas novas salas de aula serão abertas até o final deste mês para atender novas matriculas de crianças. Com as novas, o estabelecimento passará a ter nove salas para atender seus 170 alunos atuais, todos na faixa entre 4 e 6 anos.

Com as novas salas, será possível diminuir o atual número de alunos por sala – 25 ou até mais – ultrapassando o que é recomendável pelas normas educacionais. “Nossa preocupação é que, com novas salas e menos alunos em cada uma, se possa melhorar substancialmente não apenas o conforto, mas também a qualidade do ensino”, afirma o secretário municipal de Educação, Luiz Carlos Orsi. O CEI, a propósito, tem recebido atenções especiais recentes, com uma ampla reforma em sua cobertura (telhado) e foro, além de pintura de algumas áreas de seu complexo.

Migrantes

Outra unidade de ensino municipal que teve que ter turmas desdobradas foi a do Trinta Reis devido ao ingresso de novos alunos, todos oriundos de outros municípios de Santa Catarina e de fora do Estado, inclusive dos mais distantes, como Pará. Há uma média mensal de nove novas matriculas nesta escola neste ano, o que surpreende o secretário Luiz Carlos Orsi, porque no ano passado os números se mantiveram inalterados o tempo inteiro.

Informalmente, em contato com os novos alunos, estes informam que suas famílias vieram a Nova Trento atraídas pela fama de Santa Paulina e em busca de emprego. A maioria diz que os pais estão momentaneamente desempregados ou fazem bicos. Com média menor que Trinta Réis, também tem sido constante o registro de novas matriculas na escola municipal João Bayer Sobrinho, do distrito de Claraiba, mas não ainda o bastante para obrigar a abertura de novas turmas ou a necessidade de ampliar as instalações da unidade.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome