O município de Nova Trento, reconhecido por lei como a Capital Catarinense do Turismo Religioso, ganhou destaque em levantamento do Ministério do Turismo, em que foi considerado entre os cinco maiores destinos no Brasil que recebem turistas motivados pela fé. No caso de Nova Trento, o atrativo principal é o Santuário Santa Paulina.
O município ó o quinto no país em turismo religioso, com cerca de 840 mil visitantes por ano. Pela ordem no fluxo de turistas estão Aparecida (SP), 12 milhões; Juazeiro do Norte (CE), 2,5 milhões; Belém/Cirio de Nazaré (PA), 2 milhões; e Trindade (GO), 1,5 milhão, em 1º, 2º, 3º e 4º lugar, respectivamente. Ao divulgar o levantamento, o ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou o impacto do turismo religioso na economia nacional.
Para o prefeito Maxiliano de Oliveira, esse reconhecimento chega em um momento especial para Nova Trento, que se prepara para a tradicional celebração de julho no Santuário, que é a 34ª Festa Litúrgica de Santa Paulina. Um dos momentos mais significativos será no dia 9, data em que se celebra a memória da Páscoa de Santa Paulina.