Dezenas de neotrentinos participaram de missa, no Cemitério Municipal, no último dia 3, celebrada pelo padre Nelson, da Paróquia São Virgílio, pela passagem do 10º aniversário de morte dos italianos Rino Zandonai, Luigi Zortea e Gianni Lenzi. Os três foram vítimas, dentre 228,  do voo 477, da companhia aérea francesa Air France, que caiu no Oceano Atlântico quando fazia a rota aérea regular de longo curso entre Rio de Janeiro e Paris no dia 1º de junho de 2009.

Rino Zandonai, então diretor da Associação Trentino nel Mondo; Luigi Zortea, prefeito da cidade de Canal San Bovo, na província de Trento, e Gianni Lenzi, deputado no Parlamento da mesma província, estavam indo de volta para a Itália depois de visitarem Santa Catarina, que dias tinha registrado enchentes de grandes proporções, especialmente no Vale do Itajaí.

Rino Zandonai (dir.), Giovanni Lenzi (centro) e Luigi Zortea. Foto: Elizabeth Thomé/Prefeitura de Gaspar

Depois de passarem por Gaspar, uma das cidades mais castigadas, onde deixaram cerca de 50 mil euros de ajuda humanitária, fizeram uma breve visita a Nova Trento, onde as enchentes não tiveram consequências maiores. De Nova Trento partiram para o aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, onde embarcaram para o Rio de Janeiro e de lá para a Itália.  A missa-homenagem celebrada em Nova Trento também ocorreu em outras cidades de Santa Catarina onde há círcolos trentinos.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome